Cultura

Casarão do MAM recebe sarau gratuito com concerto da Osba nesta sexta (20)

Gabrielle Guido
A retirada de ingressos deve ser feita no site Sympla (link no site da OSBA) a partir desta quarta-feira (18)  |   Bnews - Divulgação Gabrielle Guido

Publicado em 18/09/2019, às 16h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Sarau Myriam Fraga recebe, nesta sexta-feira (20), a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) no Casarão do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), com sessões às 17h e às 19h e entrada gratuita. A Osba comemora 37 anos neste mês de setembro e o evento está dentro da programação de aniversário.

Com regência do maestro Carlos Prazeres, o repertório apresentado mescla músicas de concerto com músicas populares, com obras de compositores como Villa-Lobos, Toquinho, Guerra Peixe e o italiano Ennio Morricone. A retirada de ingressos deve ser feita no site Sympla (link no site da OSBA) a partir desta quarta-feira (18).

No programa, dentre as músicas de concerto, serão executadas obras do compositor brasileiro Ernani Aguiar e do húngaro Béla Bartok - com as Danças Folclóricas Romenas. Já o repertório de canções populares inclui Tarde em Itapuã, de Toquinho e Beatriz, de Edu Lobo. A proposta do Sarau Myriam Fraga - OSBA no MAM é que seja um momento de troca direta com o público. Com lotação reduzida, o maestro propõe e convida entre uma música e outra que o público presente faça inserções de performances, leitura de poesia e qualquer outra manifestação artística.

OSBA NO MAM - O projeto do Sarau foi idealizado em 2014 e teve sua primeira edição em fevereiro daquele ano, sendo realizado em parceria com o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). A ideia inicial era integrar a OSBA na 3ª Bienal da Bahia, realizada naquele ano, colocando a música de concerto em diálogo com as mais diversas linguagens artísticas num ambiente mais descontraído. O projeto deu tão certo que segue vivo até hoje. Nas edições do Sarau OSBA NO MAM, o maestro Carlos Prazeres investe numa maior interação com o público, apresentando curiosidades do universo da música de concerto e abrindo espaço para intervenções de poesia, dança e outras linguagens.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é uma companhia estadual que integra os corpos artísticos do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social (OS) – assumiu a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

SERVIÇO

20/SET | SARAU MYRIAM FRAGA/OSBA NO MAM
Horário: 17h e 19h
Local: MAM (Museu de Arte Moderna)
Regente: Carlos Prazeres
PROGRAMA:
E. AGUIAR – Quatro momentos para orquestra de cordas
H. VILLA-LOBOS – “Prelúdio” das Bachianas nº 4
G. PEIXE – Mourão
B. BARTOK – Danças Folclóricas Romenas
E. MORRICONE – Thème d'amour (Cinema Paradiso)
A. PART – Cantus in Memory of Benjamin Britten
E. LOBO – Beatriz
TOQUINHO – Tarde em Itapuã
B. SILVA – Prefixo de Verão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp