Entretenimento

Previsto para acontecer em novembro, retorno do Festival de Verão ainda é sonho

Publicado em 26/07/2016, às 15h12   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Não é novidade que o povo soteropolitano é conhecido por gostar de uma festa. Além de gostar, sabem fazer uma festa como ninguém. Prova disso, são os grandes eventos que compõem o calendário festivo da capital baiana. Tem shows para todos os gostos - pagode, axé, forró, sertanejo - aquela velha e boa mistura que só baiano sabe fazer. Com a chegada do segundo semestre, muito se especula quanto aos grandes shows que serão realizados na cidade. Salvador Fest, eventos na Concha Acústica, ensaios de verão já são dados como certos nos próximos meses. No entanto, no quesito certeza, um dos maiores festivais de música do país, o Festival de Verão, não se enquadra.
Produzido pela iContent, empresa de entretenimento do grupo Rede Bahia, o Festival teve a sua primeira edição em fevereiro de 1999, em homenagem ao aniversário de 450 anos da capital baiana. Tendo a diversidade musical como sua principal característica, o evento já recebeu grandes nomes da música nacional e internacional. Ivete Sangalo, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, O Rappa, Aviões do Forró, Jorge & Mateus, Harmonia do Samba, Gloria Gaynor, Ben Harper, James Blunt, Alanis Morissette, Jason Mraz e Ne-Yo já se apresentaram no palco do festival.
Realizado pela última vez em 2015, o evento deixou muito a desejar em vários aspectos; ausência de grandes atrações, diminuição da grade, mudanças na organização dos palcos, pouca divulgação, reclamações e falta de público são apenas alguns exemplos. Quem estava acostumado com o grande engafarramento formado na Avenida Paralela durante os dias do evento, se assustou, pois em nenhum dos três dias de festa no ano passado o trânsito trouxe transtornos à população.
Com tantos problemas evidentes, não foi surpresa quando a organização divulgou, em agosto de 2015, uma mudança no evento deste ano. Realizado sempre nos meses de janeiro ou fevereiro, o Festival seria transferido para a segunda quinzena de novembro, passando a abrir o verão baiano. Na época, chegou-se a atribuir a mudança à crise econômica do país.
Apesar de já estarmos próximos do mês de agosto, até o momento a produção do evento ainda não se manifestou sobre a realização da festa. Em contato com o Bocão News, a assessoria limitou-se a dizer que "não iria se pronunciar", levantando dúvidas quanto a sua realização, e confirmando o burburinho de que o FV pode não mais acontecer.
Enquanto isso, diversas especulações referentes ao evento surgem. Há quem diga que o Festival de Verão mudará de local. Sempre realizado no Parque de Exposições de Salvador, a festa seria transferida para a Arena Fonte Nova. E essa não seria a única novidade. O evento que já chegou a ter cinco dias, nos tempos de glória – na última edição teve três dias  – sofreria uma diminuição nada singela. Passaria a ser realizado em dois dias apenas (sábado e domingo).  Outra mudança seria quanto a grade que passaria a ser composta apenas por atrações baianas.Além disso, boatos dão conta de que o festival não será em novembro, e sim, no mês seguinte. Inclusive já teria até data para acontecer, dias 10 e 11 de dezembro.
Resta agora aguardar um posicionamento concreto da organização do evento. Vale lembrar que a festa costuma gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos, além de mobilizar a economia da cidade, atrair turistas e consequentemente movimentar a rede hoteleira da capital. Será o fim do Festival de Verão?
Matérias relacionadas:
Decadência pode levar Festival de Verão à Arena Fonte Nova
Cobiçado na arena, Festival de Verão se mantém no Parque em menor proporção

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp