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Fenômenos da internet: Saiba como viralizam os influenciadores digitais

Reprodução/ Instagram @dropmeoff_ e @luvadepedreiro
Um questionamento corriqueiro é de como viralizam alguns perfis no Instagram.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Instagram @dropmeoff_ e @luvadepedreiro

Publicado em 12/09/2022, às 05h40   Emilly Giffone


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Em algum momento da vida alguém já se perguntou como surgem personagens como o sul-coreano Kwon Min-sung, conhecido como Dropmeoff, ou algum outro usuário do Instagram, que ganha fama na web em um piscar de olhos? Em um dia o jovem dormiu com cinco mil seguidores, viralizou e no outro acordou com mais de 600 mil.

Um simples vídeo dançando, cantando ou até fazendo gracinhas nas redes sociais, muitas vezes atinge um alcance inexplicável. “O que leva as pessoas a acompanharem tais tipos de conteúdo?” É um questionamento corriqueiro, mas que possui justificativas.

Ao BNews, a psicóloga Ester Veloso explicou como surgem os gatilhos nas pessoas durante o uso das redes sociais, onde um compartilha e o outro segue, um ciclo de “efeito manada”. Um usuário compartilha, outro segue e também compartilha, assim sucessivamente esse ciclo segue.

“É um tipo de identificação, aquele perfil vende algo para o espectador, seja o estilo de vida, de pensamento, ideias, fazendo então o seu número de seguidores aumentarem. As pessoas seguem e compartilham esses conteúdos como uma necessidade de pertencimento.  Eu pertenço a um grupo e sou influenciado por aquele conteúdo de alguma forma”, destacou ela.

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Reprodução / Freepik 

O Assistente comercial, Arthur Souza, relatou que normalmente segue um perfil com base no conteúdo que lhe atrai. “Sigo um perfil famoso com base no entretenimento que ele me fornece, risadas, memes. E na maioria das vezes conheço esses conteúdos por indicação de amigos próximos”, afirmou ele.

O mais recente estouro foi o sul-coreano, que viralizou após dançar a música “Samba do Polly”, do cantor “Oh Polêmico”, e em seguida cantar outras músicas brasileiras, mais especificamente melodias soteropolitanas. O sucesso foi tanto que o jovem veio para Salvador e fez parcerias com cantores e empresas renomadas da capital baiana.

A sócia e redatora da agência de marketing Digital Akeuz, Camile Bahia, explica como o marketing digital influencia nesse crescimento radical dos números de alcance desses usuários.

 “O marketing está em nossa vida mais do que imaginamos. Mas a palavra chave para o sucesso é autenticidade. Inovar, criar e se divulgar é marketing, porém só dá certo se o conteúdo for original. Para falar de crescimento é preciso falar sobre as métricas das redes sociais, o Intagram por exemplo entrega seu conteúdo apenas para 5% das pessoas que te seguem. Se essas pessoas receberem bem, seu conteúdo é entregue para mais pessoas e assim por diante”, explicou ela.

Um outro nome muito mencionado nos últimos meses foi o de “Luva de Pedreiro”, personagem de Iran Ferreira, que se tornou fenômeno internacional com seus vídeos fazendo gols inusitados. Em março deste ano o jovem tinha 680 mil seguidores e atualmente já passa dos 18 milhões em seu perfil oficial do Instagram.

Entretanto, são estilos de conteúdo que apesar de manter altos alcances, com o passar dos tempos param de surgir com frequência como principais nomes comentados. Enquanto Dropmeoff ainda segue nos compartilhamentos, pouco se ouve falar de Luva de Pedreiro.

Camile ainda explica o que acontece na internet para esse sumiço repentino. “As mídias sociais são rápidas, é necessário estar sempre inovando para se manter em “alta”. Por isso alguns virais acabam em algumas semanas, pois surge algo mais inovador, mais criativo”, conclui a especialista.

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