Entretenimento

Globo reduz drásticamente equipe para Copa do Mundo e se prepara para rombo financeiro; saiba detalhes

Reprodução / TV Globo
A Copa do Mundo do Catar deve gerar rombo financeiro aos cofres da emissora neste ano  |   Bnews - Divulgação Reprodução / TV Globo

Publicado em 15/08/2022, às 10h01   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Quem vê a Globo como toda poderosa, não imagina o quanto a emissora está tendo que se desdobrar para manter a cobertura da Copa do Mundo do Catar, que acontece entre 20 de novembro e 19 de dezembro. Apesar de conseguir arrecadar R$ 1 bilhão em venda de cotas de patrocínio, a alta do dólar faz com que a empresa já se prepare para um rombo financeiro.

Tentando reduzir os custos, a Globo decidiu reduzir ainda mais a equipe de profissionais que vão embarcar ao país asiático. O número mais enxuto de funcionários dos últimos 40 anos ainda ganhou um redução de mais dez pessoas. Segundo informações do site Notícias da TV, agora serão 70 profissionais para atender a TV aberta, o SporTV e o portal.

Em comparação ao mundial da Rússia, em 2018, a redução foi de 64% na equipe. De acordo com a publicação, naquele ano foram 197 profissionais integrados de Globo, SporTV e o seu site esportivo, o GE.com.

Entre os motivos da redução estão os preços das passagens e as diárias nos hotéis, que giram em torno de R$ 8 mil por noite. Para completar, a Globo não terá um estúdio no local, como foi feito nas últimas Copas, devido também à redução da Fifa em relação ao número de credenciais por causa ainda da covid-19.

Ainda assim, na TV aberta, que terá a última transmissão de Galvão Bueno, a emissora vai transmitir 56 jogos dos 64 disputados, além de mostrar compactos nas madrugadas e produzir o Central da Copa, que será diário. Já o SporTV vai exibir todas as partidas, e para completar, o Globoplay terá Tiago Leifert como apresentador de um jogo por dia.

Para tentar pagar a conta alta, já foram vendidas cotas da transmissão para grandes empresas. Ainda segundo o site, Itaú, Claro, Ambev e Magazine Luiza estão entre os patrocinadores na TV aberta, enquanto Ambev, Claro, Betfair e Nubank garantiram as inserções no SporTV. Em contrapartida, a Globo pagará neste ano US$ 90 milhões (R$ 440 milhões na cotação atual) pelo contrato do evento.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp