Entretenimento

Miss Universo Trans denuncia transforbia de youtuber americano; entenda

Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @luannaisabellyoficial / @fabianobiazzon
A Miss Universo Trans, Luanna Isabelly, sofreu transforbia de cidadão norte-americano  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @luannaisabellyoficial / @fabianobiazzon
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 17/02/2024, às 10h55 - Atualizado às 11h00


FacebookTwitterWhatsApp

A modelo brasileira Luanna Isabelly, atual Miss Universo Trans, foi vítima de transfobia durante o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. O caso aconteceu no sambódromo da Marquês de Sapucaí e foi provocado por um YouTuber norte-americano, que fazia uma live na internet.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O YouTuber em questão é o Darren Jason Watkins Jr, conhecido como IShowSpeed. Na ocasião, Watkins Jr questionou Luanna sobre a sua idade. Após a resposta, o produtor de conteúdo repetiu a idade da modelo e engrossou a voz várias vezes durante o vídeo. Na ocasião, o YouTuber também afirmou que ali existia um 'impostor'.

This might be an impostor among us", disse Watkins Jr. Em livre tradução significa: "Talvez exista um impostor entre nós".

Luanna Isabelly não entendeu e muito menos percebeu que o homem norte-americano estaria 'zombando' da identidade de gênero dela. Como o vídeo começou a circular, alguns amigos a alertaram e a modelo registrou boletim de ocorrência a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro. O detalhe é que o vídeo tem mais de 1,4 milhão de visualizações.

O que diz o advogado de Luanna

De acordo com o advogado de Luanna, este caso é grave já que se trata de duas figuras públicas. Para ele, caso o produtor de conteúdo seja punido, a situação servirá como exemplo para que outros turistas não repitam e entendam que transfobia no Brasil é crime passível de punição civil e criminal.

O caso é grave, pois envolve duas pessoas públicas, sendo a vítima a representante máxima da comunidade trans a nível mundial e por isso devem ser tomadas medidas drásticas visando à responsabilização do agressor nas esferas criminal e cível", afirmou o advogado.

Nota da Miss Universo Trans

Por meio das redes sociais, a organização do Miss Universo Trans publicou uma nota de repúdio ao ato do YouTuber. "Este ato de discriminação foi não apenas desrespeitoso, mas também desumano, minando a dignidade e a autoestima de Luanna diante de uma audiência global, na qual, está a frente como Miss Universe Trans, lutando contra o preconceito e a discriminação", pontua a organização do concurso ao qual Luanna venceu em 2023.

Assista ao Se7e da Matina da última sexta-feira (16):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp