Personalidade

Imagem de Santa Dulce será a primeira obra do muralista Eduardo Kobra na Bahia

Divulgação
O mural terá como tela a fachada do Shopping Barra, em Salvador, e será entregue ainda em janeiro   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/01/2020, às 11h41   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Poucos meses depois de ser canonizada, Santa Dulce dos Pobres receberá uma homenagem gigante em Salvador, mais precisamente de 33 metros de altura por 9 metros de largura. Trata-se de um painel do renomado muralista Eduardo Kobra, que vai realizar a sua primeira obra na Bahia. Com pinturas grandiosas e conhecidas mundialmente, a exemplo do mural "O Beijo", realizada em 2012, no High Line, em Nova York, o artista esteve na capital baiana na manhã desta terça-feira (7) e deu detalhes do trabalho a ser realizado na fachada do Shopping Barra, o seu primeiro em um shopping center.

"Hoje eu tenho o privilégio de escolher como farei e onde farei as minhas obras. E eu tenho um princípio em meu trabalhos para conseguir realizar a obra. Os convites partem de muitas organizações e eu vejo essas empresas como facilitadoras para que minha obra aconteça. Como eu já tenho um conceito desse trabalho, o mais importante aqui foi que os valores não tiveram que ser alterados. Serão mantidas as características originais do meu estilo, do meu tipo de trabalho, da minha técnica", explica o motivo de ter aceitado estrear na Bahia.

A obra coloca o estado na rota mundial da street art e fará parte do projeto "Olhares da Paz", que apresenta grandes líderes mundiais, galeria que Santa Dulce dos Pobres será incluída. "Meus trabalhos falam de histórias, de memórias, de causas em defesa dos animais e fala da paz. Nesse projeto trago personalidades que lutaram pela paz. Irmã Dulce representa para o mundo uma pessoa com valores e princípios que inspiraram e segue inspirando gerações por todo trabalho social. É uma grande honra, pois, Irmã Dulce está no mesmo patamar de nomes como Dalai Lama, Gandhy, Martin Luther King, que são personalidades que já pintei".

Emocionada, a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes, agradeceu a Kobra pela homenagem e o convidou para conhecer as principais obras da Osid pela cidade. "Tenho certeza que essa obra irá traduzir a essência da caminhada de Irmã Dulce em favor dos mais necessitados, ajudando assim a perpetuar, em todos os corações, o legado de amor e serviço do Anjo Bom da Bahia", declarou.

Segundo Kobra, a escolha da imagem foi feita após pesquisa de diversas imagens da Santa. "Fiz uma pesquisa bastante intensa com todas as imagens da Irmã Dulce. Dentre tantas, a que deverá ser executada é uma imagem que ela está abraçando uma criança", revela ao justificar a preferência. "Reflete o que mais chama atenção em Irmã Dulce. É uma brasileira que realmente doou sua vida para os mais simples. Acho que esse exemplo de dedicação, mudando a realidade de tantas pessoas, esse é o grande ponto que me chama atenção para inserir a Irmã Dulce entre os grandes líderes da paz, e essa imagem mostra tudo isso".

O resultado do trabalho que contará com a parceria dos fiéis escudeiros, João Neto e Agnaldo Brito, e deverá ter em torno de 300 metros quadrados,  baianos e turistas poderão conferir em cerca de 15 dias. "Já devemos começar hoje ou amanhã e vamos trabalhar direto, de 8h da manhã até 8h da noite, em dias ininterruptos. Entre 10 e 15 dias, a obra deverá ficar pronta", contou Kobra.

Para diretora de marketing da Enashopp, empresa baiana que administra o Shopping Barra, a obra deverá se tornar mais um cartão postal de Salvador. "O Barra tem uma enorme alegria de emprestar a sua fachada para abrigar uma obra do artista Eduardo Kobra. Esperamos que esse painel se torne um ponto de expressão cultural reconhecido pela população da tão colorida Salvador", projeta.

Eduardo Kobra
Da periferia de São Paulo para o mundo. Nascido em 1975 no Jardim Martinica, bairro pobre da zona sul paulistana, o artista Eduardo Kobra tornou-se um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com obras em 5 continentes

Desde os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, ele detém o recorde de maior mural grafitado do mundo – primeiro com ‘Etnias’, pintado para celebrar o evento, com 2,5 mil metros quadrados; marca superada por ele mesmo em 2017, com uma obra em homenagem ao chocolate que ocupa um paredão de 5.742 metros quadrados às margens da Rodovia Castello Branco, na Região Metropolitana de São Paulo.

Uma de suas obras mais famosas é ‘O Beijo’, executada em 2012 no High Line, em Nova York – apagada quatro anos mais tarde. Trata-se de uma releitura cheia de cores da imagem feita pelo fotojornalista norte-americano Alfred Eisenstaedt (1898-1995) em 13 de agosto de 1945, quando o povo saiu às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp