Entretenimento
Publicado em 29/03/2023, às 10h20 - Atualizado às 10h25 Cadastrado por Daniel Brito
Nos últimos anos, chamaram a atenção empresas gigantes do universo de mídia promoverem um número elevado de demissões. Com a chegada de diferentes plataformas digitais, a TV, antes considerada imbatível, passou a enfrentar uma forte concorrência.
Recentemente, em uma nova onda de cortes em seu quadrto de funcionários, a Globo encerrou vínculos permanentes, como Cléber Machado, que saiu após 35 anos de emissora, e a dupla Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo, da Central do Apito.
Além da Globo, Google, Meta (dona do Facebook e Instagram), Twitter, Amazon, Spotify, Disney, Warner Bros. Discovery, Paramount, Netflix e muitos outros gigantes de mídia promoveram cortes. A Amazon, recentemente, anunciou mais 9 mil demissões e a Meta mais 10 mil.
De acordo com o consultor digital Guilherme Ravache, da coluna 'Splash', no portal UOL, um fator relevante para essa mudança de panorama está na rede social TikTok, mais precisamente em seus números, e também em seus concorrentes.
Americanos com idade entre 18 a 24 anos passam em média uma hora por dia no TikTok, duas vezes mais do que no Instagram e Snapchat e mais de cinco vezes mais do que no Facebook.
"Dos 64 minutos que o americano médio gasta vendo mídias sociais todos os dias, 40 minutos são gastos assistindo a videoclipes, acima dos 28 minutos há apenas três anos, segundo estimativa da empresa de investimentos Bernstein", ressalta.
Segundo ele, o crescimento dos vídeos verticais no digital, houve pelo menos duas consequências: reter a atenção das pessoas está cada vez mais difícil e o inventário, espaço para mostrar publicidade, nunca foi tão grande, o que torna mais difícil a vida grupos de mídia mais antigos.
"Quanto maior a oferta, mais os preços caem. Então, anunciantes pagam cada vez menos para veicular publicidade. O YouTube, no ano passado, pela primeira vez em sua história viu sua receita com anúncios cair. O mesmo aconteceu na Meta. A Netflix também chocou o mercado ao reportar uma queda de assinantes em 2022", adiciona.
Assista:
Classificação Indicativa: Livre
Metade do preço
Café perfeito
Qualidade Stanley
iPhone barato
Cinema em casa