Ciência

À la Orkut, Twitter anuncia criação de comunidades

Divulgação
A ideia é que o recurso seja “uma nova maneira para encontrar e se conectar mais facilmente"   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/09/2021, às 08h24   Folhapress



Há muito tempo, em uma galáxia não tão distante... havia uma rede social em que as pessoas conversavam em comunidades com outras pessoas que tinham os mesmos interesses, o que foi encerrado em definitivo há quatro anos. Não existia feed de notícias, stories, cancelamentos. A rede era o Orkut, que bombou no Brasil no começo do século, onde proliferavam comunidades ingênuas e brincalhonas do tipo “Eu odeio acordar cedo” e “Queria sorvete, mas era feijão”.

Leia também
Novo programa de Faustão na Band tem nome definido; veja como vai se chamar
Sem calcinha, Cleo ousa em look para jantar com marido nas Maldivas; veja
Grávida, Andressa Urach anuncia fim do casamento

Pois recentemente o Twitter anunciou algumas novidades, entre elas a criação de Comunidades, além da retomada na verificação dos perfis no início do ano. Segundo divulgado no blog da empresa, a ideia é que o recurso seja “uma nova maneira para encontrar e se conectar mais facilmente com aqueles que desejam falar sobre as mesmas coisas que você”.

Por um lado, em um mundo digital cheio de ódio e mentiras, é saudável a existência de espaços seguros em que podemos trocar ideias com quem tem afinidade conosco, sem correr o risco de nos deparar com conteúdos absurdos e estragar o nosso dia. Por outro, será que esse tipo de recurso não aprofunda ainda mais as bolhas na internet, em que todos ficam apenas reafirmando as suas próprias convicções e as dos seus iguais, sem se expor ao contraditório?

Para pensar. Não há solução fácil para o mal causado tanto pelo ambiente tóxico das redes quanto pela construção de mundos paralelos e impermeáveis à realidade que existem na internet. De qualquer forma, o Twitter anunciou medidas que ajudarão a tentar manter as Comunidades seguras, como a existência de moderadores e o fato de que todas as conversas serão públicas e que qualquer pessoa poderá ler, compartilhar e denunciar tuítes.

Neste momento, as Comunidades só podem ser criadas e administradas por contas que tuítam em inglês. Para participar, é preciso receber um convite. Só os membros podem tuitar, mas qualquer um pode entrar e ler as conversas nas Comunidades que já existem, sobre tópicos como cães, astrologia, cuidados com a pele, indústria de games etc.

Clicando em cima do tuíte, aparece a opção de traduzi-lo. Veja algumas Comunidades aqui. O app tem que estar atualizado. Para quem quiser criar novas comunidades, é possível manifestar o interesse preenchendo este formulário (em inglês): help.twitter.com/en/forms/communities-interest.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp