Entretenimento

Vereador Carballal critica realização de show sem as devidas licenças no Farol da Barra

Divulgação
Gravação do DVD de Thiago Aquino não tem as devidas licenças, mas vem sendo amplamente divulgada  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/11/2022, às 10h11 - Atualizado às 10h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de estar sendo amplamento divulgado, a gravação do DVD do cantor Thiago Aquino no Farol da Barra ainda não tem todas as licenças necessárias para realização de eventos desse porte, e por isso vem sofrendo críticas de diversos setores da sociedade.

Depois da Associação de Moradores e Amigos da Barra (AMABARRA) condenar a realização do evento, que está marcado para a próxima quarta-feira (16), dia útil, agora foi o vereador Henrique Carballal se pronunciar sobre o caso.

Em entrevista ao BNews, Carballal criticou o evento que, de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), ainda está em processo de licenciamento na Central Integrada de Licenciamento de Eventos (CLE).

O vereador alertou que nenhum evento pode acontecer sem autorização do poder público: "e não é apenas prefeitura. A prefeitura libera um alvará, mas antes precisa que os órgãos ligados ao governo do estado, e no caso daquela área, do governo federal se posicionem".

Ainda de acordo com Henrique Carballal, existe um Termo de Ajustamento de Conduta assinado pela prefeitura, pela AMABARRA e pelo Minitério Público da Bahia que estabelece a quantidade de eventos que podem acontecer naquela região por ano.

"É muito difícil que eventos ocorram ali, salvo se tiver uma grande relevância para a cidade, seja do ponto de vista da econômico ou da publicidade da cidade lá fora. Existe essa restrição", ponderou.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Na opinião do vereador, um evento como esse, com participação de Ivete Sangalo, Léo Santana e Gusttavo Mioto, "não só afeta a vida dos moradores e comerciantes, mas acaba travando uma grande faixa da cidade, que traz transtornos para a atividade comercial, de serviço. Por isso que foi feito esse TAC lá atrás".

Além da questão de mobilidade e organização, Carballal aponta outros aspectos importantes que devem ser levados em consideração para liberação e realização de um evento no Farol da Barra: "você tem ali prédios tombados pelo patromônio histórico e é preciso que haja rigor técnico para que eventos não causem dano aos prédios históricos. Isso sem falar na questão ambiental, por ser perto do mar, da área de Marinha".

A segurança também é uma questão a ser levada em conta. "A Polícia Militar tem que estar presente. Não sei nem quem é Thiago Aquino, mas quando se leva Ivete Sangalo (convidada para a gravação do DVD) para rua, você precisa da segurança pública. Além dos custos que isso tem, precisa ter uma operação logística para garantir a segurança de todos", destacou.

Uma solução apontada pelo vereador para evitar casos como esse seria a criação de uma curadoria: "acho que a cidade de Salvador, através da prefeitura e do governo, precisa ter uma curadoria. Não cabe ter um evento de um artista que está tentando despontar e que quer usar nossas belezas, nosso patrimônio, sem agregar. Precisamos de uma curadoria de um modo geral, para avaliar quando contratar um artista, se ele agrega para a cidade. Precisamos resgatar a construção de uma curadoria que valorize nossos artistas, nossa cultura, nossas expressões, em especial do povo negro, que é a identidade de nossa terra".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp