Entretenimento

Vídeo: Juliette e Duda Beat são acusadas de plágio; entenda

Divulgação/Montagem
Produtor e compositor Evandro Fióti foi à web falar sobre referências envolvendo arte e letra de 'Magia Amarela'; entenda  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Montagem
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 18/10/2023, às 07h55


FacebookTwitterWhatsApp

O diretor, produtor e compositor Evandro Fióti causou um grande alvoroço nas redes sociais ao abrir uma transmissão ao vivo na madrugada desta quarta-feira (18). O motivo? Acusações de plágio envolvendo o mais recente trabalho das cantoras Juliette e Duda Beat, intitulado "Magia Amarela", que foi lançado no mesmo dia.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Fióti utilizou o antigo Twitter (X) para expressar sua preocupação e indignação com a alegada semelhança entre "Magia Amarela" e "AmarElo", do rapper e apresentador Emicida, com participações de Pabllo Vittar e Majur. 

Fióti declarou: "Você sabe a apropriação e tudo o que as pessoas falam sobre ética? Então, esse mercado é muito pobre. Sem criticar os artistas que eu sequer admiro. Mas nosso trabalho jurídico vai dar certo!"

O irmão de Emicida contou que estava em um show quando uma amiga que trabalha numa agência mostrou o clip: "Vocês viram isso aqui? Que absurdo". Evandro não associou em um primeiro momento: "Na segunda-feira acordei e entrei no Instagram. Sigo a Duda e Juliette e vi o link do post Magia Amarela".

Leia também: Carlinhos Maia se irrita com ameaça de fã e dispara: “vou chamar a polícia”

Fióti argumenta que "Magia Amarela" não só compartilha semelhanças líricas com "AmarElo" mas também adota a mesma tipografia, conceito e paleta de cores. Ele acrescentou: "Os caras roubaram a paleta de cores, conceito, parte da letra, a tipografia. Isso foi completamente apropriado." O trocadilho na letra:

"Família, amigos/mais cores pra nós/sorte de quem prova essa magia/a cor da vida é amar los realis."

Em relação à ética no mercado da música, Fióti enfatizou: "Estou indignado. Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta ética nesse mercado vindo em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo que essa crítica é coerente e vai no lugar certo, não quero hater em cima da Juliette ou Duda", escreveu.

Após as publicações, Evandro fez uma live no Instagram e reafirmou que vai processar as cantoras: "Essa música faz parte de uma estratégia de uma campanha de reposicionamento de uma marca. Que amanhã a gente vai começar um outro processo de diálogo com eles. Só que essa marca negociou com a gente. Só que a gente não chegou em um acordo tanto como no cronograma, como prazo, como por questões financeiras também. A verba que eles tinham não justificava com a entrega que a gente tinha que fazer. Aí você imagina, eu tenho tudo isso registrado e documentado. E a gente vai usar isso no processo. Eu não vou deixar de tocar isso para frente".

Até o momento, nem Duda Beat nem Juliette se manifestaram sobre o assunto.

As redes sociais foram inundadas com discussões sobre o caso, e o nome de Emicida rapidamente se tornou um dos tópicos mais comentados no antigo Twitter (X).

Veja abaixo o vídeo de Fióti falando sobre o assunto:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp