Entrevista

EXCLUSIVO: Deputada mais jovem do Brasil revela planos para a política

Daniela Pereira/BNews
Chiara Biondini conversou com o BNews e falou sobre atuação parlamentar e futuro na política  |   Bnews - Divulgação Daniela Pereira/BNews
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 06/03/2023, às 10h46 - Atualizado às 10h47


FacebookTwitterWhatsApp

Ela chama atenção por onde passa. Afinal, não é todo dia que se encontra por aí a deputada estadual mais jovem do Brasil. Chiara Biondini (PP), 21 anos, tomou passou no último dia 23 após atingir idade mínima para assumir uma cadeira no parlamento.

No início do semestre, ela deixou a Faculdade de Administração de Empresas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e se transferiu para a capital do Estado, Belo Horizonte, para lançar a candidatura para deputada estadual. Filha do deputado federal Eros Biondini (PL), que está no Congresso Nacional há 16 anos, Chiara foi a 73ª mais votada nas eleições para o legislativo estadual, em Minas Gerais, que tem 77 assentos.

Eleita com mais de 34 mil votos da base cristã e conservadora, ela aproveitou a passagem pelo interior da Bahia, na cidade de Coração de Maria, para conversar com o BNews e falar sobre os planos para o mandato e o futuro na política.

BNews - O que te motivou a entrar na política tão jovem?

CB - Meu pai é deputado federal há 16 anos, então desde que eu tenho quatro anos que eu convivo no meio político e a vontade ver políticos de melhor qualidade no nosso país foi o que me motivou a entrar na política, levando esse grande exemplo que tenho em casa para fazer de Minas [Gerais] e do Brasil um estado e um país cada vez melhores.

BNews – Quais são as principais bandeiras que está levando para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais?

CB - Eu levo melhorias na educação e juventude, pois eu sou a deputada mais próxima da escola e faculdade. Quero falar, principalmente, sobre educação financeira nas escolas. Ledo também a defesa dos doentes raros, crianças com deficiência e também as minhas pautas contra aborto, contra ideologia de gênero e contra drogas.

BNews - Você acha que pela sua idade e também por ser mulher, pode enfrentar algum tipo de resistência dos colegas de parlamento?

CB - Graças a Deus, minha relação com os meus colegas é muito boa. Acredito que, se tiver, a gente vai enfrentar com diálogo, com trabalho, na entrega e nos resultados. Vamos conseguir quebrar isso com muita tranquilidade. Com certeza o fato de eu ser jovem pode dar uma estranhada, mas eu tenho certeza que faremos um trabalho unido com os 76 deputados. Um trabalho excepcional.

BNews - Você tem alguma prioridade de mandato já que assumiu agora, pois estava aguardando a idade mínima permitida por lei?

CB - Tenho no forno alguns projetos de lei sobre esses temas que falei anteriormente, que são as minhas bandeiras, prontos para serem protocolados. E as emendas eu vou indicar de acordo com as demandas dos municípios. A gente tem um estado que está precisando muito de rodovias, infraestrutura nas estradas, além de hospital e educação. Mas nesse mandato vamos olhar com mais carinho pelas estradas de Minas Gerais.

BNews - Você acha que ainda falta participação da juventude na política ou tem melhorado ao longo dos anos?

CB - Falta ainda. A juventude está desacreditada, afastada, não tão presente. Melhorou sim, comparado com anos anteriores, mas ainda falta muito jovens participarem, efetivamente, independente da posição, de como pensam. É importante estarem ali, votarem, estarem presente se candidatarem e a gente fazer um parlamento de jovens cada vez maior.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp