Especial

Síndrome de Down: coordenadora da Apae fala sobre importância da inclusão social

Publicado em 21/03/2017, às 12h32   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Desde 2006 o dia 21 de março ganhou um novo significado. A data celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelo bem-estar, igualdade de direitos e inclusão dos portadores de Down na sociedade.

Apesar da Lei da Inclusão garantir o acesso à educação para quem tem algum tipo de deficiência, ainda há muito o que ser feito. De acordo com Itana Lima, coordenadora do Programa de Apoio a Inclusão Escolar da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Salvador, algumas instituições de ensino se recusam a receber essas crianças. 

"Apesar de todo planejamento que é feito pela Apae e as ações que realizamos com familiares e professores ainda existem escolas que não acreditam na inclusão e isso é muito triste", declarou. Segundo a coordenadora, um grande 

número de crianças portadoras da síndrome ainda estão fora da sala de aula. "As famílias buscam as escolas e muitas vezes não encontram por diversos motivos, mas o principal deles é que algumas instituições alegam que não estão preparadas para receber esses alunos e isso precisa ser revisto", ressaltou.   

Ainda conforme Itana, a Apae oferece o suporte para as crianças e também para as escolas. "Nós oferecemos um atendimento educacional especializado e acompanhamos as crianças dos 3 aos 16 anos. Eles recebem um atendimento de acordo com as suas necessidades com equipe de terapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e pedagogos, além dos suporte que damos as escolas com a capacitação e formações dos professores e realização de oficinas pedagógica e seminários com foco na aprendizagem dos estudantes", explicou.

Em Salvador, até o dia 8 de março, 208 alunos foram matriculados em 123 escolas parceiras da Apae. No entanto, a coordenadora reforça a importância do acompanhamento no aprendizado. "A bandeira que defendemos não é apenas o acesso às escolas que é garantido por Lei, pois, nada adianta matricular esses alunos e não realizar um acompanhamento permanente com o objetivo de perceber o avanço delas", disse.

Exposição fotográfica

Para celebrar a data, uma exposição fotográfica foi aberta no Shopping Center Lapa, em Salvador, com imagens que ilustram o dia a dia de crianças e adolescentes com Síndrome de Down e suas famílias. A mostra está disponível no terceiro piso do estabelecimento até o dia 31 deste mês, das 9h às 21h.
Além disso, a partir desta terça (21), até a sexta (24), haverá também uma programação cultural que inclui atividades de danças, capoeira e música, além de apresentações da Companhia Opaxorô, composta por jovens e adultos alunos da Apae.
Programação
21/03 (terça- feira) 
11h  Opaxorô Companhia de Dança
15h Roda de Capoeira
18h às 19h Banda Opaxorô
22/03 – (quarta-feira) 
15h Alunos de Dança do Projeto CMDCA-Apae
23/03 – (quinta-feira) 
11h  Opaxorô Companhia de Dança
24/03 – (sexta-feira)  
15h Opaxorô Companhia de Dança
Serviço
O que: A exposição "O que faz você diferente são suas atitudes"
Quando: 21 a 31/03/2017
Onde: Shopping Center Lapa - 3º piso
Horário: 9h às 21h
Entrada gratuita

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp