Esporte

Jiu-Jitsu transforma vida de jovens de Itapuã

Publicado em 04/03/2015, às 06h01   Tony Silva (twitter: @Tony_SilvaBNews)



O Jiu-Jitsu é uma arte marcial original da Índia, criado por Sidarta Galtama, mais conhecido como “Buda”, que foi disseminado por monges budistas.  A luta é baseada em uma filosofia de arte suave, anulando a força do adversário. Na Bahia já existe um grande número de praticantes e atletas que se destacam em competições internacionais, entre estes, a baiana Erika Karine, que atualmente mora em Dubai e dar aulas em um projeto do governo local.

A procura pela prática do Jiu-Jitsu tem crescido cada vez mais em Salvador, um exemplo é a academia Move Stella Maris, que atualmente tem em torno de 200 praticantes da arte marcial. Um projeto social da equipe profissional de Jiu-Jitsu Dela Riva Tean Bahia, da mesma academia, leva a arte marcial até crianças carentes de diversas localidades do bairro de Itapuã há mais de dois anos.

Atualmente cerca de 100 crianças de Itapuã participam do projeto. Os jovens assistidos são crianças de 06 anos até adolescentes de 17. Os treinos acontecem duas vezes por semana em um espaço cedido pelo professor faixa preta e ex-policial militar conhecido “Karequinha”. O material é doado por membros da equipe Dela Riva Tean Bahia.

As aulas dadas pelo atleta e policial militar aposentado vão além da arte marcial e atingem o nível da disciplina e cidadania. O líder da equipe, responsável pelo projeto, mestre faixa preta 3º grau, Orville Neto, explica que os jovens conseguem melhoria significativa no comportamento, na relação em casa, no rendimento escolar, além de aprender a se defender e trabalhar em equipe.

Segundo Orville os resultados vão dos mais sutis aos mais surpreendentes. “Através do Jiu-Jitsu já tiramos jovens das drogas, já ajudamos adolescentes com pais alcoólatras e sem contar a autoestima da garotada que sempre é elevada ao praticar o esporte”, comenta.

Os resultados do projeto aparecem também nos pódios de competições em níveis estaduais. Dois jovens foram campeões em algumas etapas do Campeonato Baiano de 2014. Os meninos e meninas do projeto são treinados por diversos atletas da equipe e voluntários que treinam na academia Move Stella Maris.

Orville Neto tem interesse em ampliar o projeto para outros locais e para ele, “quanto mais crianças e jovens praticarem a arte, maior é a probabilidade destes jovens estarem desviados de caminhos perigosos como as drogas e o crime, além de combater a ociosidade”. Ele pede aos interessados em conhecer e realizar parcerias com o projeto, que entrem em contato através do site www.belarivaba.com.br ou pelo telefone (71) 3011-4443.

A academia Move Stella Maris funciona no Shopping Argolo no bairro de Stella Maris e realiza matrículas durante todos os dias de funcionamento. Na academia, 65% dos alunos buscam o Jiu-Jitsu de forma lúdica, para através do esporte alcançar o relaxamento do corpo e da mente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp