Esporte

Tricolores e rubro-negros aprovam nova Medida Provisória do futebol

Publicado em 20/03/2015, às 06h29   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp

Presentes ao evento de lançamento da Medida Provisória que moderniza o futebol brasileiro, representantes de Bahia e Vitória elogiaram as novas medidas em entrevista ao Bocão News. Segundo o vice-presidente e o ex-presidente do Bahia, Pedro Henriques e Fernando Schmidt, e o deputado federal, presidente do Conselho Deliberativo do Vitória, José Rocha (PR/BA), as novidades trarão muita ajuda aos dois clubes.

De acordo com Rocha, o projeto começou a ser gestado três anos atrás, à época de sua presidência na Comissão de Esportes na Câmara dos Deputados, e que houve satisfação geral com o resultado. Ele afirma que todos os segmentos do futebol nacional estão contemplados na nova medida e classificou o envio da medida ao Congresso como um "dia histórico".

Conhecedor da realidade financeira e de gestão do Rubro-negro, o deputado afirmou que o clube não terá muitas dificuldades em aderir às regras anunciadas pela presidente Dilma Rousseff devido ao relativamente baixo nível de endividamento do clube e organização interna.

"A gestão do Vitória já é uma gestão de responsabilidade. Nós implementamos no clube a reeleição só por um mandato, o que já é uma maneira de você moralizar a gestão. E temos uma diretoria que está seguindo estes passos", defendeu.

Já Schmidt é mais otimista e considera o projeto como "um ponto de partida para uma revolução no futebol brasileiro". Aproveitou também para ressaltar que o Bahia foi um clube pioneiro em alterar a gestão de seu futebol para um modelo profissional. "Muitas das questões previstas como obrigações e deveres dos clubes dos clubes brasileiros já são realidade hoje no Esporte Clube Bahia".

O vice-presidente Pedro Henriques comemorou a possibilidade de, através dos financiamentos, conquistar as certidões negativas para o clube e acrescentou que a MP é mais um incentivo para a continuidade da profissionalização do Bahia.

"Dificuldades é comum que haja, especialmente no aspecto financeiro. Passamos por um período complicado, mas desde a gestão do presidente Schimidt o clube passou a se modernizar. Hoje a gente ouviu as contrapartidas para o ingresso e hoje o Bahia já tem suas contas auditadas e publicadas por empresa externa. Então ele já tem passos dados para estar dentro dos parâmetros exigidos para poder ingressar nos benefícios que esta MP com certeza trará ao futebol brasileiro", avaliou.

Na avaliação de tricolores e rubro-negros, a etapa do Congresso deverá ser em busca de refinamento de pontos e de sugestões que tragam melhores resultados. José Rocha acredita que a famosa "bancada da bola" não deverá influenciar negativamente o projeto e que, a esta altura, a sociedade só aceitará modificações benéficas ao texto original.

Publicada no dia 19 de março de 2015, às 13h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp