Esporte

Vitória completa 116 anos rodeado de incertezas no futebol

Publicado em 13/05/2015, às 10h22   Tarso Duarte (@tarsoduarte)


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos clubes mais tradicionais do Brasil está completando 116 anos nesta quarta-feira (13), mas com poucos motivos para comemorar. Em uma crise instalada e com vexames que se acumulam há mais de um ano, o Esporte Clube Vitória e seus torcedores estão testemunhando a mesma diretoria que assumiu e ‘recuperou’ a agremiação em 2006 levar o rubro-negro de volta para o fundo do poço.
Fundado em 1899 com o nome Club de Cricket Victoria, em alusão ao nome do bairro onde os irmãos Artur e Artêmio Valente moravam, o Leão passou a ser Esporte Clube Vitória em 1946 e teve na construção do seu estádio próprio, o Barradão, um divisor de águas, que colocou o time no cenário nacional e mundial.
Ainda buscando o tão sonhado título nacional, o Vitória é reconhecido por revelar grandes jogadores. Da Toca do Leão saíram nomes como o goleiro Dida, o volante Vampeta e o atacante Bebeto, todos peças importantes em conquistas de títulos mundiais da seleção brasileira. Na atualidade, atletas como David Luiz e Hulk são os representantes do rubro-negro com a amarelinha.
A estrutura do Vitória não deixa a desejar se comparada aos outros grandes clubes do país, com o Barradão sendo o principal ‘atacante’ e com a divisão de base sendo apelidada de ‘Fábrica de Talentos’, já que mantém a tradição de lançar grandes nomes mesmo quando o clube disputa as divisões inferiores do futebol nacional.
O Leão conta com mais de 2 milhões de apaixonados pelo clube, que neste momento disputa a segunda divisão do futebol brasileiro, sem perspectivas de conseguir o acesso para a elite, por conta dos desmandos que vem acontecendo no Barradão.
Como parte das comemorações, o clube lançou novo uniforme um dia antes de completar mais um ano de vida, com esperança de que o novo manto rubro-negro traga uma melhor sorte ao time que neste momento é comandado por Claudinei Oliveira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp