Esporte

Conselheiros negam aprovação de assembleia do Bahia e questionam presidente

Publicado em 17/06/2015, às 07h01   Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)



A diretoria executiva do Bahia, através do presidente Marcelo Sant'ana, convocou uma assembleia geral de sócios para o próximo dia 28 de junho, mas alguns conselheiros de grupos políticos do clube esclareceram, através de um comunicado, que não houve aprovação do Conselho Deliberativo sobre o tema em uma reunião ocorrida na segunda-feira (15). De acordo com a nota, o mandatário tricolor teria tomado as decisões e as divulgado no site oficial do clube, antes mesmo do encontro com os conselheiros acontecer.

Na ocasião, o vice-presidente do Bahia, Pedro Henriques, confirmou que a reunião foi bastante proveitosa. "Todos os conselheiros foram ouvidos e foi aprovado o cronograma formatado. Em breve, o edital de convocação será publicado e o sócio tricolor terá acesso a todas as informações para participar da assembleia", disse.

Vale ressaltar que, de acordo com o estatuto do Bahia, o presidente pode convocar uma assembleia geral de sócios independente da posição do Conselho Deliberativo.

Confira a nota dos grupos do Conselho Deliberativo na íntegra:

"Os Conselheiros dos grupos Integridade Tricolor, Voz do Campeão e Nova Ordem Tricolor (Aliança Democrática Tricolor)  vem a público esclarecer os fatos ocorridos na tarde de ontem, dia 15 de junho de 2015, em relação a reunião com a Diretoria Executiva do Esporte Clube Bahia para convocação e organização da Assembleia Geral de Sócios. Esclarecemos inicialmente  que não houve qualquer aprovação por parte do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Bahia referente ao tema, como afirmam o Presidente e o Vice Presidente do clube. Representantes dos grupos políticos do Conselho foram convidados a participar de uma reunião para conhecer a proposta da Diretoria e, supostamente, debater o tema. Entendemos ser de vital importância para a democracia recém instalada no clube que o Conselho Deliberativo participe ativamente da organização e fiscalização dos trabalhos das Assembléias Gerias. A eleição proporcional para o conselho o transformou em um órgão democrático e representativo dos sócios dentro da gestão do clube e o mesmo tem como principal função garantir a democracia assim como a lisura através da fiscalização isenta de partidarismo e interesses outros que não seja o bem do Esporte Clube Bahia. A grande demonstração da representação do conselho é o fato que 54% dos sócios votaram em conselheiros que não faziam parte da base aliada que elegeu a atual Diretoria Executiva. Para a surpresa de todos, momentos antes do início da reunião agendada para discutir o assunto, o Presidente Marcelo Santana postou no site ECBahia as decisões tomadas, tratando-as como definitivas. Oito minutos após o início da reunião um site jornalístico local informava o que havia sido APROVADO pelos presentes, como se adivinho fosse. Repudiamos o desrespeito da Diretoria Executiva com os conselheiros dos grupos aqui representado é o próprio Conselho Deliberativo no impedimento dos seus trabalhos e o exercício da democracia. Por fim, informamos que na última reunião do CD, que contou com as presenças do Presidente e do Vice Presidente do clube, foi entregue um requerimento à mesa do CD solicitando a formação de uma comissão especial, contando com representantes de todos os grupos políticos, para conduzir a convocação e organização da Assembleia Geral. TODOS à mesa, de forma democrática e transparente. DEMOCRACIA, RESPEITO E TRANSPARÊNCIA, é o mínimo que temos que exigir para o Esporte Clube Bahia. A luta foi muito dura para que estes valores sejam esquecidos tão rapidamente".

Publicada no dia 16 de junho de 2015, ás 16h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp