Esporte

Dois dirigentes da Fifa são detidos em Zurique

Publicado em 03/12/2015, às 07h04   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O governo suíço anunciou que dois dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) foram detidos nesta quinta-feira (3) em Zurique, na Suíça. De acordo com informações do New York Times, as detenções aconteceram a pedido do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, antes do início de reunião do comitê executivo da Fifa, que discutiria reformas na instituição.
O grupo é suspeito de corrupção, fraude e lavagem de dinheiro em processo aberto nos EUA. "Os dirigentes da Fifa são suspeitos de aceitar dinheiro em troca da venda dos direitos de 'marketing' relacionados com a transmissão de campeonatos na América Latina e com partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo", afirma o ministério da Justiça em um comunicado.
De acordo com a AFP, entre os presos estão o paraguaio Juan Ángel Napout, presidente da Conmebol, e o hondurenho Alfredo Hawit, presidente da Concacaf. Os dois são vice-presidentes da Fifa.
Napout, de 57 anos, preside a Conmebol desde 2014 e Hawit, 64, ocupa o cargo de presidente interino da Concacaf desde maio, desde a primeira onda de detenções de dirigentes da Fifa em maio, durante a qual o então presidente da Concacaf, Jeffrey Webb, foi detido.
Algumas detenções ocorreram no hotel de luxo Baur au Lac, em Zurique, o mesmo em que se realizou a operação em maio, quando 18 dirigentes de 12 nacionalidades foram presos, entre elas José Maria Marin, então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp