Esporte

Prazo é encerrado e Vitória não publica estatuto; presidente não comenta o caso

Publicado em 14/01/2016, às 05h42   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O dia 20 de dezembro de 2015 ficou marcado na história do Vitória como o início da democracia no clube. No local, sócios e conselheiros aprovaram o novo Estatuto, que prevê realização de Eleições Diretas em dezembro deste ano.
Mas, ao que parece, a atual diretoria rubro-negra anda na contramão à vontade dos sócios. Apesar de afirmar que é a favor de eleições diretas quando em público, o Conselho Diretor, comandado por Raimundo Viana e Manoel Matos não cumpriu o prazo para a publicação do novo estatuto no site oficial do clube.
O Leão tinha oito dias, a contar de 4 de dezembro, quando o presidente do Conselho Deliberativo, José Rocha protocolou o novo estatuto na sede do clube, mas a publicação no foi realizada até o fim do prazo.
Em entrevista à Equipe dos Galáticos nesta terça (12), o conselheiro e relator da comissão de reforma do estatuto, Antônio Carlos Rodrigues confirmou o descumprimento por parte da diretoria. "O prazo é de oito dias. Foi requerida na segunda-feira passada pelo presidente do Conselho Deliberativo, que enviou o novo estatuto ao presidente do Conselho Diretor e pediu que fosse publicado no site do clube. Até então, não temos notícia de ter sido publicado no site", disse.
Cacau, como também é conhecido, afirmou que os atuais dirigentes se sentem superiores ao Conselho e à Assembleia Geral. "Imaginamos que o Conselho Diretor não gostaria, pois está se posicionando contra esse novo estatuto. Mas, o Conselho Diretor precisa entender que acima dele está o Conselho Deliberativo e, acima do conselho deliberativo está a Assembleia Geral. E lá foi aprovado esse novo estatuto e decidido tudo".
Rodrigues, por fim admitiu que o caso pode mais uma vez ser judicializado e a Assembleia poderá decidir sobre punições ao Conselho Diretor pelo descumprimento da determinação de publicação do estatuto. "É possível (judicialização). Vejo que o que falta é a falta de sanção para descumprimento de estatuto no Vitória. Até hoje, por exemplo, a lista de sócios não foi publicada. Essas medidas deverão ser avaliadas pelo presidente do Conselho Deliberativo, que foi o presidente da Assembleia. Vamos conversar e avaliar que medidas podem ser adotadas para que o Conselho Diretor cumpra o novo estatuto".
Presidente responde - Também em contato com a Equipe dos Galáticos, logo após as revelações de Antônio Carlos Rodrigues, o presidente do Vitória, Raimundo Viana se negou a falar sobre o descumprimento e as acusações de, juntamente com a atual diretoria, ser contra a realização de Eleição Direta.
"Não trato desse assunto, pois ele está com o Departamento Jurídico. Não quero entrar em debate ou discussão. Nosso foco agora é a reformulação do grupo com vistas às competições que vamos disputar. Temos jogadores chegando aí. A preocupação do presidente do Vitória, neste momento, é exclusiva e é a reformulação do elenco", limitou-se a responder o mandatário.

Publicada originalmente às 11h do dia 13 de janeiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp