Esporte

Léo Curvelo vai disputar o Pan-americano nos EUA

Publicado em 11/03/2016, às 12h39   Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)



Paratleta baiano Leonardo Curvelo, que conta com apoio do Programa de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia (FazAtleta) e patrocínio da Qclor, embarcou na última quarta-feira (09), à noite, para Sarasota-EUA, cidade que sedia o Pan-americano de Paratriathlon neste final de semana. Leolímpico – como é conhecido - vai disputar uma prova no domingo 13.

A competição abre o calendário da modalidade em 2016, já histórico para Léo, que em janeiro se tornou o primeiro nadador de apenas um braço a completar a Travessia Mar Grande-Salvador. Feito motivador para Leolímpico superar a prata do Pan de 2015, em Monterrey, no México.

ANO BOM

“O ano começou muito bom pra mim e estou viajando focado no ouro. Nesse último mês de preparação tive que me desdobrar entre os treinamentos e a venda das camisas, mas tudo na minha vida é superação. Por isso estou muito confiante para levar o Brasil ao lugar mais alto do pódio”, projeta.

Os dois principais adversários do Léo na competição são os brasileiros Edson Dantas, sexto no ranking mundial, e Jorge Luís Fonseca, atual 11º do mundo. “Na teoria esses são os meus principais adversários. Mas como é a primeira competição do ano, é muito difícil fazer previsões. Alguns atletas estão com equipamentos diferentes, fizeram preparações diferentes. Enfim, preciso fazer meu melhor para vencer”, analisa Léo, que ano passado também conquistou outras duas pratas nas etapas do mundial em Edmonton-CAN e Chicago-EUA.

CRESCIMENTO

Sétimo colocado no ranking mundial no Paratriathlon, Leonardo Curvelo luta pra garantir vaga nos Jogos Olímpicos da Rio 2016. “Comecei no esporte profissional em março de 2012. Antes, eu fazia surfe e jiu-jitsu como amador. Depois que sofri um acidente de moto, quando perdi o braço esquerdo, ganhei mais força interior e hoje eu digo: Todo mundo é bom, mas eu quero ser o melhor e vou chegar lá!”

Léo Curvelo reconhece que o Programa FazAtleta, instituído pela lei estadual nº 7539, de 24 de novembro de 1999, tem sido o principal vetor de seu crescimento profissional. “Entrei como 15º colocado no ranking mundial. E, a partir do benefício do FazAtleta, cheguei à 7ª colocação. Não fosse este apoio que recebo do Governo do Estado não teria esta boa performance”.

Outra preocupação de Leolímpico neste ano é participar de três das etapas do Mundial da categoria, que termina em junho com uma prova em Roterdam, na Holanda. “Espero garantir minha desejada vaga para a Rio 2016”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp