Esporte

FIFA processa dirigentes e admite compra de votos para sediar Mundiais

Publicado em 16/03/2016, às 16h07   Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quarta-feira (16), a FIFA processou três antigos dirigentes do entidade responsável pela gestão do futebol mundial. Chuck Blazer, Jack Warner e Jeffrey Webb, estão na mira da organização que tem como objetivo recuperar "dezenas de milhões de dólares".

O recém-eleito presidente da FIFA, Gianni Infantino, descreve a organização como uma "instituição vitimizada" e acusa os antigos responsáveis de terem "abusado" das suas posições. "Eles provocaram sérios e duradouros danos à FIFA, às suas associações e à comunidade futebolística", acrescenta o ítalo-suíço.

Na ação entregue às autoridades judiciárias dos Estados Unidos, a FIFA reconhece que foram comprados votos para que o Mundial de 2010 fosse realizado na África do Sul. Depois de ter assumido a presidência da entidade sob o pressuposto de "limpar" a imagem da instituição, Infantino promete agora que assim que o dinheiro for recuperado, será posteriormente investido naquele que era o objetivo inicial e que passa pelo apoio ao desenvolvimento do futebol internacional.

"Este dinheiro destinava-se à construção de campos de futebol, e não mansões nem piscinas; para comprar equipamentos de futebol e não jóias nem carros (...)", disse Gianni Infantino.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp