Esporte

Auditoria revela dezenas de entidades sob suspeita no futebol mundial

Publicado em 16/10/2016, às 11h40   Redação Bocão News



As irregularidades e suspeitas de corrupção no futebol mundial estão espalhadas por dezenas de federações nacionais, mesmo um ano depois do escândalo que levou à prisão mais de uma dezena de dirigentes em Zurique, de acordo com informações publicadas pelo Estadão.
A auditoria da Fifa anunciou que está impedindo a transferência de recursos para 23 federações nacionais por suspeitas uso indevido de dinheiro ou falhas nos controles sobre os fluxos. Os auditores ainda alertam que cerca de 80 outras entidades estão sendo atualmente monitoradas por não seguir padrões mínimos de transparência ou contabilidade. O levantamento revela a dimensão das irregularidades no futebol e que vão muito além dos cartolas detidos. 
Ao jornal, Michael D'Hooge, um dos membros do Conselho da Fifa, confirmou a existência dessa lista de países que hoje estão com suas contas congeladas. Mas nem ele e nem a administração central da entidade aceitaram revelar os nomes dos envolvidos, sob a justificativa de que a meta é "ajudar" essas federações nacionais a passarem por reformas. 
Ainda segundo a publicação, mas a constatação é de que, de uma forma ampla, a administração do futebol mundial não cumpre requisitos básicos de transparência. No total, 211 federações nacionais fazem parte da "família Fifa". Mais de cem delas teriam algum tipo de problemas.
Nesta semana, a CBF admitiu que, enquanto a situação de seu presidente, Marco Polo Del Nero, não for definida com a Justiça dos EUA, a Fifa não irá liberar os recursos avaliados em quase US$ 100 milhões. Na quinta-feira, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, não garantiu nem mesmo que o Brasil receba os recurso previstos para 2016, avaliados em US$ 1,5 milhão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp