Esporte

1958, 62, 70 e 94: Relembre a trajetória do tetracampeonato mundial de Zagallo

Reprodução/Instagram @zagallooficial
Zagallo conquistou dois mundiais como jogador, um como técnico e um como coordenador técnico  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @zagallooficial
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 06/01/2024, às 15h30


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos maiores nomes da história do futebol mundial, o ex-jogador e técnico Zagallo morreu, aos 92 anos, nesta sexta-feira (5), no Rio de Janeiro. Com grandes conquistas, tanto dentro das quatro linhas quanto fora, o 'Velho Lobo' é o único tetracampeão mundial.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Como jogador, Zagallo conquistou a Copa do Mundo em 1958 e 1962. Como técnico, levantou a taça novamente em 1970. Já como coordenador técnico, em 1994, ele levantou sua quarta e última taça do mundo.

1958

Disputando sua primeira Copa do Mundo como jogador, na Suécia, Zagallo, ao lado de Pelé, Garrincha, Nilton Santos, Vavá e tantos outros, comandado por Vicente Feola, levantou o primeiro dos cinco mundiais brasileiros na história.

No mesmo grupo de Inglaterra, União Soviética e Áustria, o Brasil avançou em primeiro, vencendo o primeiro jogo por 3 a 0, contra a Áustria, empatando a segunda rodada contra a Inglaterra em 0 a 0 e vencendo a União Soviética por 2 a 0.

Nas quartas de final, a seleção brasileira passou pelo País de Gales vencendo por 1 a 0. Já nas semis, contra a França, o Brasil goleou por 5 a 2, na partida que foi dita como a mais difícil do Mundial.

Na final, outra goleada. Contra os anfitriões, o Brasil atropelou e garantiu o seu primeiro título vencendo por 5 a 2. A Suécia ficou com o vice-campeonato.

1962

Quatro anos depois, no Chile, o Brasil seria bicampeão mundial com show de Garrincha. Aos 11 minutos do segundo tempo da primeiro partida da seleção, Zagallo abriu o placar, marcando o seu primeiro gol em copas e o primeiro gol do Brasil na competição. Pelé marcou o segundo e a seleção bateu o México por 2 a 0.

Na segunda rodada, Brasil e Tchecoslováquia empataram em 0 a 0. Já na última rodada da fase de grupos, o Brasil venceu a Espanha, por 2 a 1, e avançou à próxima fase.

Nas quartas de final, contra a Inglaterra, Garrincha e Vavá garantiram um 3 a 1 que levou o Brasil para a semi final do Mundial. Contra os anfitriões, novamente Garrincha e Vavá comandaram a vitória brasileira: 4 a 2 contra o Chile.

Na final, novamente contra a Tchecoslováquia, a seleção brasileira, comandada por Aymoré Moreira, venceu por 3 a 1 e garantiu o bicampeonato mundial.

1970

No México, já como técnico, Zagallo comandou a seleção brasileira no tri mundial. No mesmo grupo de Inglaterra, Romênia e Tchecoslováquia, o Brasil avançou de forma tranquila vencendo os três jogos. 4 a 1 contra a Tchecoslováquia, 1 a 0 contra a Inglaterra e 3 a 2 contra a Romênia.

Nas quartas de final, contra o Peru, outra goleada, 4 a 2, para avançar à semi final.

Na semi, contra o Uruguai, de virada, o Brasil venceu por 3 a 1 para enfrentar a Itália. Na final, os italianos sofreram mais uma goleada da seleção brasileira, 4 a 1, para levantar o terceiro título de Copa do Mundo.

1994

Como coordenador técnico da seleção brasileira, Zagallo levantou o quarto título de campeão mundial. Com uma equipe recheada e Carlos Alberto Parreira como técnico, Romário brilhava para garantir mais uma estrela.

Vencendo a Rússia, por 2 a 0, Camarões, por 3 a 0, e Suécia, por 1 a 0, a seleção avançou para as oitavas de final.

Contra os Estados Unidos, anfitriões da Copa, o Brasil avançou com uma vitória simples. Nas quartas, contra a Holanda, um jogo emocionante terminou em um 3 a 2 para o Brasil.

A semi final contra a Suécia teve mais uma vitória simples. Já a final, contra a Itália, terminou em 0 a 0, sendo decidida nos pênaltis. No famoso pênalti perdido por Roberto Baggio, o Brasil levantou a quarta taça mundial.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp