Esporte

Mudanças

Publicado em 04/08/2013, às 09h15   Edson Almeida*



De repente, o Bahia assume o lugar de brilho do Vitória, que passa a merecer descrença e críticas sobre o seu futuro no Brasileiro. O Tricolor, em terceiro lugar com 19 pontos e o Leão em 6º, com 15, apresentam agora sentimentos opostos de suas torcidas e da própria imprensa.
Nunca me farto em dizer que o futebol é o esporte mais dinâmico, portanto muitas vezes instável e invariavelmente emocionante. Há duas rodadas, o time de Caio Júnior era a sensação baiana, sempre entre os quatro melhores, com Maxi Bianccucchi artilheiro e terceira melhor defesa da competição, elogios por todos os lados e poros.   
Mas o empate com o Coritiba e a derrota contra o Botafogo serviram para levantar todas as dúvidas possíveis quanto à potencialidade do rubro-negro. Enquanto só ganhou um ponto dos seis disputados, seus adversários o ultrapassaram, inclusive o seu maior rival, o Bahia, que ganhou de Goiás e Flamengo, neste último jogo lembrando os velhos tempos de Esquadrão de Aço.
O campeonato está em aberto, vejo o Bahia, neste momento mais decisivo, contundente, com mais garra; o Vitória tem um bom time, mas há uns três jogos já não reproduz aquela tática brilhante, de toques rápidos e sufoco para os adversários.
Há, contudo, que se analisar ser este um momento capital para os dois representantes baianos: ao Bahia, que não joga neste final de semana, porque já antecipou o seu jogo com o São Paulo, torcer contra os concorrentes reais ao G-4, e ao Vitória, a solução é vencer a Portuguesa neste domingo e, depois o Fluminense, partidas programadas para o Manoel Barradas, porque, chegando aos 21 pontos, pode acordar na quinta-feira que vem no grupo dos felizardos. O time de Cristóvão Borges que, com muita justiça, estará sendo considerado o melhor técnico deste primeiro terço de campeonato, se ganhar do Atlético/PR, no meio da próxima semana, continuará numa boa, porque irá a 22 pontos.
Aliás, este é o desejo daqueles que gostam do futebol baiano:  que Bahia e Vitória ganhem seus próximos jogos e que resgatem aquela luta saudável pelas primeiras colocações, tendo amplas possibilidades de disputar vagas à Copa Libertadores da América.
 Ao Bahia basta manter o ritmo do espetáculo que ofereceu contra o Flamengo, quando ganhou por 3x0, com sobras, e ao Vitória voltar a puxar o freio de mão, como nas rodadas iniciais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp