Esporte

SSP se manifesta sobre denúncia referente ao FEASPOL no Intermunicipal

Divulgação
A nota da SSP-BA deixa claro que há redução de valor da Feaspol com o custeio da alimentação dos policiais presentes no evento  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/08/2018, às 18h36   Redação Galáticos Online



Na última segunda-feira (27), o Galáticos Online publicou uma matéria acerca de uma cobrança diferenciada da taxa de policiamento, conhecida como Feaspol, que foi feita no jogo em que a Seleção de Ipiaú venceu por 2 a 1 a Seleção de Ibirapitanga, no último dia 19 de agosto, em duelo válido pelo Campeonato Intermunicipal da Bahia (Relembre Aqui).

De acordo com a denúncia feita pela Liga da cidade Ipiaú, a cobrança possuía um valor superior a outras feitas em eventos de proporções semelhantes como partidas do próprio Intermunicipal, Série B do Campeonato Baiano, além do Campeonato Brasileiro de Aspirantes.

A equipe do Galáticos Online entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) que se posicionou sobre o assunto com a seguinte nota:

"A Secretaria da Segurança Pública esclarece que os valores cobrados para policiamento em eventos variam levando em considerações horário, local e público estimado. Informa ainda que, na capital, existem parcerias com os responsáveis pelos jogos de futebol, com custeio do deslocamento da tropa e alimentação, resultando numa taxa menor".

A nota da SSP-BA deixa claro que há redução de valor da Feaspol com o custeio da alimentação dos policiais presentes no evento. Entretanto, de acordo com a Liga de Ipiaú, eles custeiam a alimentação da PM nos jogos e nem por isso há redução no valor da taxa. Desta forma, pode-se concluir que não há isonomia, mesmo com situações idênticas no Intermunicipal.

Além disso, conforme foi registrado na denúncia da Liga, no ano de 2017, o valor pago pela Feaspol girava em torno de R$ 500, e com um público superior ao desse ano, sendo que não houve qualquer reajuste na taxa.

Apesar da SSP ter publicado esta nota, o Major Jocevã Oliveira, comandante da 55ª Companhia Independente da Polícia Militar, lotada na cidade de Ipiaú, tentou desqualificar as informações que constam na primeira matéria, afirmando que a equipe do Galáticos Online teria menosprezado o Campeonato Intermunicipal o comparando com uma partida Sub-17. 

No entanto, vale ressaltar que o site utilizou como parâmetro partidas do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, que é uma competição Sub-23, mas que também conta com atletas profissionais de clubes da Série A do Brasileirão, além de ser organizado pela entidade máxima do futebol Brasileiro, a CBF. Além de competições como Série B do Baiano e o próprio Intermunicipal.

De acordo com informações apuradas pela equipe do Galáticos Online, a Federação Bahiana de Futebol já entrou em contato com o comando da PM de Ipiaú para tentar contornar a situação, tendo em vista que há distorções na cobrança da taxa levando em consideração as cidades onde o Feaspol sequer é cobrado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp