Esporte

Basquete: Brasil perde para Porto Rico e está fora do Pan

Publicado em 24/10/2011, às 22h31   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Seleção Brasileira feminina apresentou um basquete irreconhecível e perdeu a chance de ir à final dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Nesta segunda-feira, a equipe sofreu "apagões" no segundo e terceiro quartos, e foi derrotada por Porto Rico por 69 a 68.

Foi a primeira partida em que as meninas do Brasil tiveram dificuldades. Na primeira fase do torneio, a Seleção bateu Canadá, Jamaica e Colômbia com facilidade, por no mínimo 25 pontos de diferença. As colombianas, aliás, disputam a segunda semifinal com o México às 20h (23h de Brasília) desta segunda. Quem perder encara o Brasil na disputa pelo bronze, terça-feira.

O jogo foi marcado pelos inúmeros erros do placar eletrônico do ginásio CODE Alcalde, que confundiram os torcedores, jornalistas e até mesmo jogadores. Em determinado momento, o Brasil vencia por 25 a 23, mas a marcação era de 17 a 2 para as adversárias.

O time do técnico Enio Vecchi começou arrasador. Comandado por Iziane, o Brasil logo abriu 7 a 0, com cinco pontos da jogadora. As portorriquenhas acordaram e tentaram entrar no jogo, mas o primeiro quarto terminou 17 a 13 para as brasileiras.

Na segunda parcial, a Seleção "cochilou", e com muitos erros de lances livres, permitiu a virada das adversárias, que chegaram a abrir 33 a 29 sempre com boas penetrações de Sepulveda e Escalera. Mas duas bolas de três pontos recolocaram o Brasil no jogo.

A partida também teve polêmica. Um erro da arbitragem, que não zerou o tempo de posse de bola portorriquenho e precipitou um arremesso do time, ajudou a equipe a fechar a primeira metade da semifinal com vantagem de 40 a 35.

No terceiro quarto, o Brasil voltou disposto a liquidar o jogo. Abriu 50 a 42, mas sofreu novo "apagão", e viu Porto Rico marcar 12 pontos em sequência. Nervosas, as meninas cometiam erros primários, e o adversário, embalado pela torcida mexicana, aproveitou para fazer 56 a 52.

A Seleção reagiu na sequência e encostou no placar. A partir daí, com apenas três minutos restantes de partida, os dois times alternaram momentos à frente e atrás do marcador. A apenas dois minutos do fim, as brasileiras empataram em 66 a 66 e a partida ganhou um desfecho dramático.

Pouco antes disso, Damiris acertou uma cotovelada na portorriquenha Escalera - que quebrou um dente e teve que sair de maca - e colocou toda a torcida presente no ginásio contra o Brasil. O público presente, que antes apoiava a Seleção, passou a vaiar e apoiar Porto Rico de maneira integral.

Os segundos finais de partida foram emocionantes. As brasileiras abriram dois pontos de vantagem, mas as rivais empataram e conseguiram um lance livre a seu favor, convertido facilmente por Bermudez. A Seleção ainda teve uma última chance com Damiris, que desperdiçou jogada a apenas um segundo do término do duelo, viu o time da América Central fechar em 69 a 68 e avançar na competição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp