Esporte

Torcedoras da dupla BaVi integram campanha nacional para atrair mulheres aos estádios

Reprodução / Instagram
A campanha 'Torça como uma Mulher' foi lançada nas redes sociais na última segunda-feira (18)   |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

Publicado em 20/02/2019, às 10h51   Tiago Di Araujo



As mulheres estão cada dia mais presentes nas arquibancadas, mas uma campanha lançada na última segunda-feira (18), visa aumentar ainda mais a presença feminina nos estádios. A ação 'Torça como uma Mulher' conta com a participação de torcedoras do Vitória, através do grupos 'Loucas pelo ECV', e do Bahia, pelo 'Tricoloucas', e de outros 14 times do Brasil.

Mas, a iniciativa partiu do grupo de torcedoras do Corinthians 'Movimento Alvinegras', após insulto nas redes sociais depois que o movimento, criado em outubro do ano passado, passou a frequentar os estádios no jogos do Timão. "A campanha surgiu por causa de um comentário de uma menina falando que as meninas do Corinthians estavam imitando o movimento santista. Entrei em contato com a administradora do Santos e propus fazer algo nas redes para mostrar que quanto a isso somos parceiras e não rivais. E ela topou na hora", explica Tatiane Vidal, uma das fundadoras do grupo.

Com a parceria, a líder corinthiana decidiu buscar a adesão de torcedoras de outros times brasileiros. "Pensamos em expandir e assim consegui 15 movimentos, além do meu, para criar uma campanha convidando outras mulheres para o estádio, para torcer, fazer amizades e ocupar um espaço que era masculino apenas", contou ao comemorar o resultado. "Tem sido um prazer e uma grande troca de experiências. A rivalidade continua em campo, fora dele visamos a união e empatia".

A iniciativa deu resultado e a campanha foi aderida pelos grupos @elaseosport (Sport), @saopraelas (São Paulo), @atleticanissima (Atlético-PR), @mleoasdailha ( Avai), @tricoloucas (Bahia), @malvinegras (Corinthians), @unidaspelocec (Cruzeiro), @nacaoempoderada (Flamengo), @torcedoraadofec (Fortaleza), @nucleofemininogremista (Grêmio), @timbuzeiras (Nautico), @verDonnaa (Palmeiras), @movcoralinas (Santa Cruz), @bancadadassereias (Santos), @saopaulinasuniformizadas (São Paulo), @crvgsemassedio (Vasco) e @loucaspeloecv (Vitória), além da página independente Buteco das Torcedoras.

"Não importa para onde a bussola aponte, o coração de torcedora baterá com a mesma intensidade! De norte a sul, por meio de muitos sotaques, o nosso grito estará sempre presente nas arquibancadas de todos os estádios desse Brasil e do mundo. Somos rivais em campo, mas cúmplices e hospedeiras desse sentimento absurdo pelo futebol. Defendemos escudos e cores diferentes, mas temos muito em comum: amor incondicional, comprometimento, coragem, dedicação, renúncia, partilha, empatia, e, principalmente, respeito!  Não buscamos um espaço de honra, não precisamos de rótulos, não queremos impor nada, estamos aqui para “Torcer como uma mulher” e ostentar o quanto é maravilhoso se dedicar a essa paixão! Vem para o estádio, mulher! O seu Clube precisa de você!".

Ao BNews, a diretora da torcida Loucas pelo ECV, do Vitória, Marília Sena, destacou a importância da campanha. "Essa campanha é muito importante pra gente. Como grupo. Como torcedora. Como mulher". E justifica. "A magia de ser uma torcedora de estádio vai muito além de se arrumar e ir ao jogo. É estar lá de corpo e alma. Torcer com sua força, gritar a cada gol, sofrer com a derrota e comemorar cada vitória como se fosse única".

A representante rubro-negra ainda revela que o grupo já enfrentou dificuldades ao longo dos quatro anos desde que foi criado. "Nosso grupo que já vem há 4 anos lutando pelo nosso espaço nesse mundo intitulado masculino, já passamos por várias situações desagradáveis, que nos deram mais gás e vontade de continuar nessa luta. O sentimento pelo nosso time nos faz mais feliz e por isso ultrapassamos barreiras para torcer pelo nosso Leão", destaca e aproveita para convidar outras torcedoras. "Aproveitamos o ensejo para deixarmos aqui nosso convite para você mulher. Venha fazer parte desse mundo maravilhoso e apaixonante que é o futebol".

Situações desagradáveis essas citadas por Marília que também são reforçadas por Stefane Coutinho, presidente da Triloucas, do Bahia, e também descritas ao BNews. "Existe algo mais chato do que você está torcedor para o time que você ama e ouvir “ você torce como um homem”? Não, não torcemos como homens, torcemos como mulheres, porque somos mulheres! Do nosso jeito, do nosso modo, como quisermos e onde quisermos! Então mulheres, torçam como mulheres!", desabafa.  Com pouco mais de um ano de atuação, a torcida tricolor foi fundado em outubro de 2017, o primeiro movimento exclusivamente feminino do Bahia.

A campanha cumprirá um cronograma de divulgação nas redes sociais até o dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Diariamente, cada torcida fará uma publicação sobre a ação, com as cores de cada clube, com o objetivo de convidar as mulheres para marcarem presença nos estádios e torcerem pelos seus clubes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp