Esporte

Rogério Caboclo toma posse como presidente da CBF e anuncia redução nas datas dos Estaduais

Divulgação
Além de saudar a presença de autoridades, dirigentes e ex-jogadores, o novo mandatário garantiu que mudará a imagem arranhada da CBF  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/04/2019, às 17h27   Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

A Confederação Brasileira de Futebol começa nesta terça-feira uma nova gestão. O paulista Rogério Caboclo, advogado e administrador de empresas de 46 anos, tomou posse como mandatário na sede da entidade máxima do futebol brasileiro, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro como presidente da entidade do futebol brasileiro. Além de saudar a presença de autoridades, dirigentes e ex-jogadores, o novo mandatário garantiu que mudará a imagem arranhada da CBF:

"Vivemos um momento decisivo. Se nós queremos ter o melhor momento do mundo, precisamos acelerar nossas mudanças. Meu orgulho é do tamanho da responsabilidade. Não posso e nem quero esconder o desgaste pelo qual a CBF passou. Vamos enfrentar estas mudanças com determinação. Não vou tolerar desvios de conduta,  ou questões duvidosas de governabilidades".

Caboclo tem um pacote de medidas para os primeiros dias de novo governo. E nisso entram a troca no comando da arbitragem - entra Leonardo Gaciba - e a decisão de mexer no calendário, reduzindo as datas dos Estaduais (caindo de 18 para 16). A partir desta quarta-feira, a CBF irá colocar no ar o portal de governança, por meio do qual tornará público o estatuto da entidade.

"Nossa gestão será construída sob dois pilares: o da integridade e da eficiência. Não posso esconder o grau de consciência do desgaste de imagem que a CBF teve nos últimos anos. Vamos aumentar os controles de governança, risco e conformidade. Aplicaremos com toda energia o nosso código de ética. Não vou tolerar prática duvidosa ou desvio de conduta", disse o presidente empossado.

Outra medida anunciada por Caboclo para a sua nova gestão foi a criação de um "Conselho de Craques".

"O futebol é um esporte coletivo. Organizamos um timaço, que será o "Conselho de Craques", que vão trabalhar com a gente, com liberdade e independência. São pessoas notáveis do nosso futebol".

Além de Juninho Paulista, que foi designado como Diretor de Desenvolvimento do Futebol, os "notáveis" escolhidos pela CBF são Cafu, Ricardo Rocha, Muricy Ramalho, Jairzinho, Careca, Carlos Alberto Parreira Zinho e Gilberto Silva, além das ex-jogadoras de futebol feminino Pretinha e Michael Jackson.

Também foi anunciada uma novidade na Comissão de Arbitragem. O ex-árbitro Leonardo Gaciba substituirá o Coronel Marcos Marinho no cargo de Chefe da Comissão de Arbitragem.

Além de confirmar a Supercopa do Brasil a partir de 2020, Caboclo assumiu um compromisso:

"As datas-Fifa estarão livres no calendário. As competições nacionais não farão mais parte do calendário. Queremos a racionalização de datas, reduzindo de 18 para 16 os jogos de estaduais. Também queremos bom senso nos calendários continentais. Não são decisões fáceis, mas inevitáveis". 

Ele ainda contou que Sylvinho será o técnico da seleção olímpica. Na parte estrutural, a CBF vai construir um centro de desenvolvimento de futebol, no Rio. Serão 100 mil m², como nove atividades, com campos e salas de aula.

Caboclo ainda manifestou apoio à articulação para que os clubes brasileiros possam receber investimentos privados, tanto nacionais quanto internacionais.       

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp