Esporte

Bahia está entre times que apoiam mudança para modelo de clube-empresa

Carlos Eduardo/Arquivo BNews
A reportagem consultou os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Do total, 14 aprovam o projeto; seis não responderam  |   Bnews - Divulgação Carlos Eduardo/Arquivo BNews

Publicado em 29/08/2019, às 17h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A maioria dos clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro apoiam o projeto de lei que facilita a transformação das agremiações em sociedades anônimas. O Bahia está entre os que defendem a proposta.

De acordo com levantamento publicado nesta quinta-feira (29) pelo jornal O Estado de S.Paulo, dirigentes avaliam positivamente a transformação, por uma possibilidade de novos investimentos a partir da entrada de empresas nacionais e estrangeiras. Porém, especialistas alertam que a mudança não resolve problemas de gestão e que é preciso controlar gastos e aumentar receitas.

A reportagem consultou os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Do total, 14 aprovam o projeto; seis não responderam. Para alguns times, a entrada de novos investidores é questão de sobrevivência; para outros, aumenta a competitividade. 

Todos afirmam que a mudança pretende alinhar o mercado brasileiro ao que já que acontece na Europa, Ásia e América do Norte. 

O projeto

De autoria do ex-deputado federal Otávio Leite (RJ), o projeto de lei 5082/16 tem apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que esteve na sede da CBF e está visitando os clubes para defendê-lo. A proposta estabelece as condições para que os clubes de futebol se transformem em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O projeto será analisado por uma comissão especial e discutido no plenário na Câmara nos próximos meses.

Além do Bahia, os clubes que apoiam a mudança são Grêmio, São Paulo, Corinthians, Vasco, CSA, Goiás, Avaí, Santos, Ceará, Fortaleza, Athletico-PR, Atlético-MG e Botafogo.

Já Fluminense, Chapecoense, Palmeiras, Internacional, Flamengo e Cruzeiro discordam.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp