Esporte

Bahia termina Brasileirão com a oitava melhor média de público do campeonato

Felipe Oliveira/EC Bahia
Flamengo foi quem mais levou torcedores ao estádio; acima do Tricolor Baiano, cearenses se destacam no ranking  |   Bnews - Divulgação Felipe Oliveira/EC Bahia

Publicado em 09/12/2019, às 15h05   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

A torcida do Bahia foi a oitava que mais frequentou o estádio no Brasileirão 2019. Passadas as 38 rodadas, o clube terminou o campeonato com uma média de público de 25.055 pessoas por jogo, atrás de Flamengo, Fortaleza, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro e Ceará, respectivamente.

O levantamento foi compartilhado no Twitter pelo jornalista Rodolfo Rodrigues.

Em primeiro lugar no ranking, o campeão Flamengo levou em média 59.285 torcedores por jogo ao Maracanã. São do Rubro-Negro também os três maiores públicos em jogos do campeonato. No recorde, 69.846 contra o CSA. 

Dos oito maiores públicos, sete foram em jogos do clube carioca, apenas um tendo o Fla como visitante - no clássico em que venceu o Vasco por 4x1 no Mané Garrincha, em Brasília.

Destacam-se no ranking ainda os nordestinos Fortaleza, em segundo, com uma média de 33.856 por jogo, e Ceará, logo acima do Bahia, com 26.699.

Vice-lanterna do campeonato, a Chapecoense foi quem menos levou torcedores ao estádio, com uma média de 6.815 por jogo. O outro nordestino, o CSA, teve uma média de 11.538 torcedores, a 17ª entre os clubes.

Crescimento

Em 2018, o Bahia terminou o campeonato com a mesma oitava melhor média de público, mas com um número consideravelmente inferior: 19.315, de acordo com o GloboEsporte.com.

O crescimento não foi exlusivo do Tricolor. O número de torcedores nos estádios, em geral, foi maior nesta edição do Campeonato Brasileiro, que teve em média 22.601 pessoas por jogo. É a maior desde 1983 e segunda maior da história (contando a partir de 1971).

Renda

O Bahia também ficou em oitavo no quesito arrecadação. O público levado aos jogos na Fonte Nova e em Pituaçu geraram uma renda bruta (não vai toda para o clube) de R$ 9,7 milhões.

O Flamengo também foi quem mais faturou, com uma renda bruta de R$ 53,4 milhões.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp