Esporte

Adriano no Fla: cautela e processo longo

Imagem Adriano no Fla: cautela e processo longo
Diretor de futebol, Zinho vai ter conversa olho no olho com atacante  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/08/2012, às 17h01   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

 O nome de Adriano voltou à pauta do Flamengo. Diretor, técnico, presidente e jogadores têm que responder sobre o possível retorno do atacante. Pela identificação do jogador com a torcida, declarações públicas sobre o Imperador são cercadas de elogios, respeito e destaque para sua identificação com o clube. Mas cautela é a palavra que molda os bastidores do caso, que terá seu primeiro capítulo na prática na conversa entre Zinho e o Imperador. A pergunta é simples: “Está a fim?”

O encontro está previsto para este sábado, mas ainda está em aberto. No processo, Zinho conversou com Dorival Júnior, com o vice de futebol Paulo Cesar Coutinho e a presidente Patricia Amorim monitora o caso do seu gabinete. A opinião é unânime: as portas estão abertas, basta que ele demonstre vontade e compromisso de se enquadrar na conduta profissional exigida no atual departamento.

Em junho, quando Adriano faltou a algumas sessões de fisioterapia na recuperação que realizava no CT, Zinho chamou o jogador para uma conversa. O teor do novo encontro segue a mesma linha.

- Disse para o Adriano: “É sua chance, uma chance, não erra”. Estou confiando, ele me passou essa firmeza. Botei as cartas na mesa. Senti no olho dele o desejo de voltar a jogar futebol. Dei carinho, mas sempre cobrando. Ele terá total apoio, torço por ele – afirmou Zinho, na ocasião.

O Flamengo está disposto a dar uma chance com um contrato por produtividade, fator comum entre os dirigentes. Mas nem mesmo valores ainda foram colocados à mesa, nenhuma negociação efetiva ocorreu entre as partes.

Mas o processo promete se desenrolar por mais tempo, já que Adriano teria que passar por avaliações clínicas e físicas. O jogador precisa ser examinado por médicos do clube, o que ainda nem foi agendado, recuperar a forma física, treinar e se condicionar.

- Adriano precisa de carinho – disse um dirigente rubro-negro.

Em 2009, Adriano voltou ao Flamengo depois de ter deixado o clube em 2001, sem o reconhecimento da torcida. No retorno, foi artilheiro do Brasileirão com 19 gols e teve participação efetiva na conquista do título nacional. Mas tudo isso com um currículo de faltas e apresentações nem sempre nas melhores condições para treinar. Caso Adriano esteja disposto a voltar jogar futebol, o Flamengo tem em mente que fez o seu papel. A partir daí, a conduta do jogador será seu próprio juiz.

Em reunião no dia 20 de junho, foi projetado que no dia 1º de agosto poderia acontecer uma decisão sobre o retorno – ou não – de Adriano. Mas o tempo se estende, e não existe uma data de vencimento para as rodadas de conversas.

Depois do encontro, os próximos passos seriam o retorno de Adriano às instalações do CT, avaliações, discussão de contrato. Jogar – quem sabe com a camisa 10 do Flamengo - é um verbo que ainda não se conjuga nem num futuro distante, não existe previsão.

Mais do que Adriano, cúpula de futebol e comissão técnica destacam e direcionam suas principais atenções para quem faz parte do grupo atual. O caso do Imperador é tratado internamente, em conversas e definições em comum entre Zinho e Dorival.

- Quem está conduzindo é o Zinho, nunca fiz nenhuma colocação positiva ou negativa sobre o Adriano. É um profissional que sempre respeitei muito, vai depender muito da colocação da diretoria e do próprio atleta. Quando existir esse novo encontro, gostaria de participar e poder sentir o que o próprio Adriano pensa – afirmou o treinador.

Companheiro de Adriano no Flamengo no primeiro semestre de 2010, Vagner Love diz que torce pela volta do Imperador aos campos, mesmo que não seja pelo clube.

- Tomara que volte a jogar, aqui no Flamengo ou não. Se vier jogar aqui no Flamengo, seria um prazer reeditar uma dupla que deu certo. Torço para que dê certo.

O encerramento das inscrições de jogadores na CBF se aproxima. Os clubes têm até o dia 21 de setembro para dar condições de jogo aos atletas. A janela nacional se encerra na 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Adriano não joga futebol desde o dia 4 de março. O Flamengo mescla carinho com cautela, mas quer o retorno do atacante. Mas o primeiro passo é o Imperador responder a Zinho: “Está a fim?”.

Fonte: Globoesporte.com

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp