Esporte

Números de campeão: campanha apróxima Vitória da Série A

Imagem Números de campeão: campanha apróxima Vitória da Série A
Rubro-negro, pela primeira vez, dormiu líder do campeonato brasileiro  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/08/2012, às 12h21   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

Após a decepção de não conseguir o acesso à Série A em 2011, o Vitória juntou os cacos e se estruturou para não repetir os mesmos erros da última temporada. O clube deixou de apostar em contratações de veteranos como Gilberto, Lúcio Flávio e Geovanni e investiu em contratações cirúrgicas para reforçar o plantel.

Nomes como o meia Pedro Ken, o goleiro Deola, o zagueiro Victor Ramos, os centroavantes William e Élton, além do lateral-esquerdo Gilson, para ficar só nesses exemplos, chegaram e já pegaram imediatamente a camisa de titular do rubro-negro.

O Vitória se deu ao luxo de não sentir falta do centroavante Neto Baiano, artilheiro do Brasil na temporada. Os dois atacantes contratados recentemente entraram no time com médias de 1 gol por jogo. William, em três jogos, e Élton com o gol marcado na estreia contra o Joinville.

O resultado do planejamento é visto nos números do clube na temporada. O Vitória alcançou, pela primeira no Campeonato Brasileiro da Série B, a primeira colocação. O rubro-negro possui a melhor defesa (16 sofridos) e o segundo melhor ataque da competição com 32 tentos.

Em toda temporada de 2012, chegou a impressionante marca de 101 gols e sofreu 54. Saldo positivo de 47 gols nos 52 jogos disputados. Foram 29 triunfos, 15 empates e 8 derrotas.

Se for comparar com outro grande clube que recentemente disputou a Série B e venceu o campeonato com alguma facilidade, a campanha do Vitória de 2012 é superior ao Corinthians de 2008, por exemplo. O aproveitamento do rubro-negro é de 75,9% contra 74,5 do clube paulista.

O acesso não está garantido e muito menos o título da Série B. Ainda há muito trabalho a ser feito até o final da temporada, mas os números indicam que o Vitória está no caminho certo rumo à Série A do Campeonato Brasileiro em 2013. O aproveitamento, pelo menos até agora, é de campeão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp