Esporte

Fifa garante venda de acarajé na Copa de 2014

Imagem Fifa garante venda de acarajé na Copa de 2014
Quitute baiano vai ser comercializado na Arena Fonte Nova  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/10/2012, às 11h05   Leonardo Santana (Twitter: @leosouzasantana)


FacebookTwitterWhatsApp


A Fifa divulgou uma nota na tarde desta sexta-feira (5), esclarecendo as dúvidas em relação à comercialização de acarajé na Copa do Mundo de Futebol 2014. Segundo o comunicado, o quitute da culinária regional estará presente nos tabuleiros das baianas, faltando apenas ser definida qual a concessionária brasileira que irá ficar responsável pela venda e distribuição dos alimentos.

Confira a nota na íntegra:

Comunicado da FIFA sobre a questão das baianas em Salvador

Oferecer alimentação para os aproximadamente três milhões de fãs brasileiros e estrangeiros que assistirão aos 64 jogos nos 12 estádios em todo o Brasil, é um tarefa operacional enorme. Para se ter uma ideia do volume nas últimas duas edições da Copa do Mundo da FIFA, cerca de 4 mil funcionários serviram em 2006, nos 12 estádios, aproximadamente 1 milhão de litros de cerveja, 5,5 milhões de litros de refrigerante e 709 mil salsichas alemãs, e, em 2010, nos nove estádios, foram servidos 600 mil litros de refrigerante, cerca de 800 mil litros de cerveja e 390 mil cachorros-quentes.

Também é importante que os fãs de futebol encontrem os mesmos preços e qualidade em cada um dos estádios e possam provar, ao mesmo tempo, sabores locais e clássicos internacionais.

Isso só poder ser garantido através da nomeação de uma concessionária principal, que garanta os mesmos padrões de qualidade em cada um dos estádios com o objetivo final de oferecer um bom serviço e uma interessante experiência no que diz respeito à comida e à bebida para todos os espectadores. Para a FIFA, é importante que sejam servidas especialidades locais em cada estádio. Incluir no cardápio um toque regional faz parte das instruções apresentadas no documento do processo de licitação em curso, que definirá a principal concessionária brasileira.

Na documentação da licitação (que está disponível no FIFA.com: http://pt.fifa.com/mm/document/tournament/loc/01/57/49/58/phase1ofitt2014.pdf), a FIFA pediu que cada licitante comtemplasse no cardápio um produto da culinária regional em cada estádio. Isso vai refletir a diversidade das regiões no Brasil também a partir de uma perspectiva gastronômica. Ressaltamos que a maioria das propostas recebidas pela FIFA até o momento sugere a venda de acarajé em Salvador. A nomeação da concessionária principal está programada para ser finalizada no próximo mês, por isso só poderemos oferecer mais detalhes a respeito depois disso.

A FIFA e o Comitê Organizador Local estão trabalhando com as sedes para encontrar soluções sociais viáveis para os vários setores das cidades, já que a Copa do Mundo da FIFA oferece muitas oportunidades nas mais diversas áreas de negócios.

Fonte: Fifa/Col

Publicada no dia 05 de outubro de 2012, às 17h05


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp