Esporte

Bahia empata com o ABC e fica na bronca com árbitro

Frankie Marcone
Arbitragem marcou pênalti inexistente a favor de time potiguar  |   Bnews - Divulgação Frankie Marcone

Publicado em 24/01/2013, às 11h32   Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

O Bahia ficou no empate por 1 a 1 com o ABC, em partida válida pela segunda rodada do Nordestão, nesta quarta-feira, em Natal. O resultado foi muito contestado pelos tricolores, que reclamaram do pênalti marcado pelo árbitro piauiense Antônio Dib Moraes de Sousa que resultou no gol dos anfitriões.

O ABC mandou o seu cartão de visitas logo aos 4min, com um chute de fora da área de Vanderlei que exigiu bo a defesa de Marcelo Lomba.

A resposta tricolor veio aos 13min, numa traingulação entre Magno, Fahel e Souza, que chegou até a linha de fundo, livrou-se da marcação e cruzou para o meio da área. Nenhum companheiro apareceu para completar e a defesa abecedista afastou o perigo.

A estratégia de marcar a saída de bola do ABC resultou em uma pressão tricolor, que chegou a alugar o campo do ABC por quatro minutos seguidos, entre os 13min e os 17min, quando a equipe teve três escanteios a seu favor.

Aos 17min, o bahia criou sua melhor chance de abrir o marcador, quando Talisca cruzou rasteiro da direita, Helder ajeitou de calcanhar e Diones carimbou a zaga.

O ABC era perigoso nos contra-ataque e foi assim que marcou o primeiro gol do jogo. Aos 27min, Renato escapou pela direita e invadiu a área. Titi tirou o pé, mas o adversário atirou-se na área e o árbitro caiu na dele: um duplo erro do piauieense Antônio Dib Moraes de Sousa, já que além de não tocar Renato, Titi ainda estava fora da área. Pra piorar, o zagueiro ainda ganhou o cartão amarelo.

Na cobrança, Rodrigo Silva bateu o pênalti no meio do gol, mas Lomba caiu no canto direito e não achou nada: 1 a 0 ABC.

A resposta tricolor não tardou. Aos 32min, Talisca bateu escânteio da direita, Fahel sobiu na pequena área e deixou tudo igual no marcador.

Aos 43min, o volante invadiu a área e foi tocado por trás por edson, mas o árbitro não deu o pênalti.

No segundo tempo, o técnico Givanildo Oliveira foi para o tudo ou nada e trocou Canga por vanderlei. E quase deu certo logo no segundo minuto da etapa final, quando o atacante invadiu a área e mandou a bola no fundo da rede de Lomba com um chute cruzado. Mas em vez de comemorar o gol, Vanderlei amargou um cartão amarelo por não ter atendido ao apito do árbitro, que interrompeu a jogada por impedimento.   

Aos 17min, o técnico Jorginho foi obrigado a sacar um de seus melhores homens em campo: Anderson Talisca, contundido, deu lugar a Jefferson, que entrou com a missão de empurrar Souza para frente e pressionar ainda mais o adversário em busca do gol da virada.

Jorginnho trocou também o ineficaz Magno poelo jovem Ítalo Melo, enquanto Givanildo substituiu o meia Raul pelo atacante Jean Carioca. Mas assim como acontreceu contra o Itabaiana, a falta de condicionamento físico de uma pré-temporada de apenas 16 dias pesou no desempenho do segundo tempo. E o Bahia pouco fez para  mudar a história do jogo.

ABC1 x 1 Bahia
Copa do Nordeste

Data: 23/01/2013 (quarta-feira)
Local: Frasqueirão, em Natal
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI), auxiliado por Karol Soares Martins (PI) e Thyago Costa Leitão (PI)
Renda:
Público:
Cartões amarelos: Vanderelei (A); Titi e Jussandro (B)
Gols: Rodrigo, aos 28min, e Fahel, aos 31min do primeiro tempo

ABC-RN
Lopes; Renato, F. Boaventura, Vinícius e Jeff Silva; Hamilton, Edson (Leandro), Walter Minhoca e Raul (Jean Carioca); Canga (Vanderlei) e Rodrigo Silva.
Técnico: Givanildo de Oliveira

BAHIA
Marcelo Lomba; Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel, Diones (Anderson), Hélder e Anderson Talisca (Jefferson); Magno (Italo Melo) e Souza.
Técnico: Jorginho

Foto: Frankie Marcone // Ag. Estado
Nota originalmente postada às 23h do dia 23

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp