Esporte

Árbitro complica Vitória em súmula após vexame diante do Ceará

Eduardo Martins
Agressão, reclamações e ofensas podem custar caro ao rubro negro baiano  |   Bnews - Divulgação Eduardo Martins

Publicado em 19/02/2013, às 10h42   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O vexame inesperado diante do Ceará em pleno Barradão, que culminou com a desclassificação precoce na Copa do Nordeste, além de dar 30 dias de férias forçadas para o elenco rubro negro, pode continuar rendendo maus frutos ao Leão da Barra. Isso porque, o árbitro da partida, o pernambucano Gilberto Rodrigues Castro Junior não aliviou na súmula e fez severos relatos de dois atletas rubro negros, além do treinador Caio Júnior, que agora correm o risco de serem punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).


A súmula foi divulgada nesta segunda-feira (18) no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e no documento consta que o árbitro foi agredido pelo meia rubro negro Renato Cajá. “Expulsei de campo, pelo cartão vermelho direto, aos 46 minutos da segunda etapa da partida, o Sr. Renato A. J. Morais [Renato Cajá], número 10 da equipe do Vitória, por empurrar o árbitro da partida após discordar da marcação da arbitragem. Informo ainda que o atleta supracitado desferiu um tapa no rosto do árbitro em questão, tendo que ser contido pelos companheiros de equipe”, diz a súmula escrita pelo árbitro.

Ainda no documento, o juiz da partida afirma que mostrou cartão vermelho para o argentino Escudero por conta do mau comportamento do atleta, que, segundo o árbitro, tratou de suas decisões com ironia.


“Expulsei do campo de jogo, pelo segundo cartão amarelo, aos 47 minutos da segunda etapa, o Sr. Damian A. Escudero, número 11 da equipe do Vitória, por reclamar de forma acintosa e empregando gestos contra as decisões da arbitragem”, relatou Gilberto Rodrigues Castro Junior.

O pernambucano relatou também na súmula que foi ofendido verbalmente pelo técnico rubro negro Caio Júnior. “Expulsei de campo de jogo e suas imediações, aos 48 minutos da segunda etapa, o Sr. Luis Carlos Saroli [Caio Júnior], treinador da equipe do Vitória, por reclamar de forma grosseira e acintosa, como também, ofender o árbitro da partida, proferindo as seguintes palavras: ‘Gilberto, você é um cagão, você um ladrão, nunca mais você apita aqui”, diz o relato.

No STJD, se levado a julgamento, o treinador do Leão, Caio Júnior, pode ser enquadrado no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata em "ofender alguém em sua honra por fato relacionado diretamente ao desporto", que tem multa prevista entre R$ 100 e R$ 100 mil, além de um gancho de até seis jogos.

O árbitro Gilberto Rodrigues Castro Junior também colocou na súmula a confusão ocorrida após o apito final da partida entre Vitória e Ceará. Segundo o juiz, membros da comissão técnica do Vitória partiram para cima do trio de arbitragem, que precisou acionar o policiamento do estádio.

“Informo ainda que, após o termino da partida, a equipe de arbitragem teve que ser amparada pela força policial, pois inúmeras pessoas com o uniforme do Vitória tiveram acesso às imediações do campo de jogo, proferindo ofensas contra a arbitragem” disse Gilberto Rodrigues Castro Junior.

Se for a julgamento, o STJD pode multar o rubro negro baiano e também tirar mandos de campo da equipe.

Postada às 17h28 do dia 18 de fevereiro

Foto: Reprodução // CBF

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp