Esporte

Torcida Organizada do Bahia pode ser punida pela Polícia Militar

Imagem Torcida Organizada do Bahia pode ser punida pela Polícia Militar
PM ressalta que "não deixará passar em branco atitudes reprováveis"  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/04/2013, às 18h00   Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)


FacebookTwitterWhatsApp

Após a humilhante derrota de 5 a 1, no Ba-Vi que marcou a inauguração da Arena Fonte Nova, o Bahia voltou a ser derrotado pelo Vitória na tarde do último domingo (28), no mesmo local, em duelo válido pela última rodada da segunda fase do Campeonato Baiano. Os rubro-negros venceram de forma apertada: por 2 a 1.

Revoltados, torcedores tricolores começaram a atirar caxirolas – espécie de chocalho criado pelo cantor Carlinhos Brown para ser a vuvuzela brasileira durante a Copa de 2014 – dentro de campo, ainda no primeiro tempo, o que pode prejudicar o Bahia na sequência da competição caso seja aplicado algum tipo de punição.

No início da tarde desta segunda-feira (29), a Polícia Militar divulgou por meio de nota que "providências punitivas estão sendo estudadas à luz do Estatuto dos Torcedores e do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre as Torcidas Organizadas, a Corporação e o Ministério Público". A PM ressalta ainda que "não deixará passar em branco atitudes reprováveis cometidas por torcidas dentro dos estádios". 

Em contato com o Bocão News nesta segunda, o presidente da Federação bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, adiantou que não proibirá o uso do instrumento. "Por parte da Federação não vai haver nehuma proibição. Se fosse por isso teríamos que proibir também rádio de pilha. Não tem como impedir o torcedor de ter este tipo de atitude e só podemos pedir que ele se comporte e esperamos que isso não se repita mais", afirmou.


Por meio de nota oficial, a empresa responsável pela fabricação do produto informou que não se pode "relacionar esse ato, realizado por poucas pessoas, como um padrão ou desfavorecendo o sucesso da caxirola" e que a torcida do Bahia está "passando por problemas internos".
A notícia do arremesso da caxirola no gramado pelos torcedores chegou ao ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que estava no 12º Fórum de Comandatuba, um dos principais encontros empresariais do País, no resort Transamérica Ilha de Comandatuba.
Segundo o Jornal Estadão, ao ser informado sobre o ocorrido com o instrumento, que recebeu as chancelas do ministério e da Fifa para ser produto oficial da Copa, Rebelo ficou sem reação. "Não é boa notícia", disse Rebelo. Depois, tentou minimizar o fato. "Não necessariamente vai acontecer algo semelhante se o Brasil estiver perdendo uma partida na Copa", complementou.
Um relatório da Comissão Técnica será entregue hoje à FBF que irá encaminhar o documento para o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Após avaliação, o Bahia pode perder mando de campo e receber multa.

Nota originalmente postada às 14h do dia 29

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp