Esporte

Fernando Schmidt assume hoje presidência do Bahia

Imagem Fernando Schmidt assume hoje presidência do Bahia
Gestor é o primeiro mandatário escolhido por voto direto na história tricolor  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/09/2013, às 11h55   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Na noite desta segunda-feira (09), às 20h, uma cerimônia na Arena Fonte Nova marcará uma nova era para o Esporte Clube Bahia. Será o desfecho de um momento histórico que começou com a destituição de Marcelo Guimarães Filho do cargo de presidente e a intervenção judicial decretada no clube, dia 9 de julho. Desde então várias modificações internas foram premovidas pelo interventor Carlos Rátis que promoveu no último sábado (07 de Setembro) a eleição que terminou com a promoção de Fernando Schmidt e 100 novos membros para o Conselho Deliberativo.
Vencedor do pleito de sábado, Schmidt é o primeiro presidente escolhido por voto direto na história tricolor. Ele é também um dos  dirigentes eleitos no futebol brasileiro de maneira mais democrática, já que outras agremiações, como o Internacional, que também escolhem seu mandatários por voto dos sócios, possuem um "filtro" do Conselho, que  seleciona os candidatos que vão para a disputa final. Poucos clubes possuem o processo direto, como o Bahia.
Outro marco histórico no Bahia é a montagem do Conselho. Os 100 membros que serão empossados hoje foram eleitos de modo proporcional aos votos de suas chapas. Mecanismo mais democrático do que o antigo, no qual a chapa vitoriosa indiciava 100% dos conselheiros.
Todo processo de democratização teve início com a ação impetrada na Justiça por Jorge Maia (conselheiro destituído pela antiga presidência), que apontava irregularidades na eleição de Marcelo Guimarães Filho e o Conselho Deliberativo escolhidos no fim de 2011.
Foi dela que veio a intervenção que mudaria o rumo da história do Bahia. De saída, houve a campanha de associação em massa, que elevou de cerca de 800 para mais de 10 mil sócios no clube. Em 17 de agosto, foi realizada a assembleia que democratizou o estatuto. Schmidt fica no cargo até dezembro de 2014,  mas MGF já informou que continuará com a ação que pretende anular a intervenção e em consequência a eleição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp