Esporte

Jornalista critica privilégios do A Tarde com o Bahia: a prática é a mesma?

Imagem Jornalista critica privilégios do A Tarde com o Bahia: a prática é a mesma?
Caso veio à tona após o jornal ter acesso aos números da auditoria  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/09/2013, às 17h45   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A madrugada desta quinta-feira (12) foi de bate-boca e críticas no twitter entre jornalistas esportivos dos veículos de comunicação da Bahia. Isso porque, já era de conhecimento dos profissionais que uma matéria exclusiva sobre os resultados da auditoria do Esporte Clube Bahia sairia hoje no jornal A Tarde, conforme, de fato, fora publicada na capa do impresso. 

A auditoria feita no tricolor aconteceu após decisão do juiz Paulo Albiani em investigar o segundo mandato do presidente do Bahia Marcelo Guimarães Filho. O resultado foi assustador. Segundo a empresa Performance, o Bahia tem um endividamento no valor de R$83,2 milhões, entre ativos e passivos circulantes. O relatório ainda aponta que no primeiro semestre de 2013, o Bahia contraiu uma dívida de R$20 milhões somado aos 2,8 milhões no primeiro ano de mandato do presidente.
Sempre criticado por privilegiar e manter relações próximas com jornalistas esportivos, favorecendo-os com as ditas 'exclusivas', o ex-presidente do Clube deixou o cargo, milhões em dívidas e pelo visto, antigas práticas no colo da atual gestão. Antes mesmo de Fernando Schmitd esquentar a cadeira, os velhos hábitos já vieram à tona através da intervenção. "Essa gestão não tem o direito de cometer os mesmos equívocos da passada", criticou Darino Sena, um dos principais jornalistas esportivos da Rede Bahia, além de ser comentarista da SporTV nos principais jogos do Brasileirão. "A gestão passada sempre foi criticada por privilégio de informação. agora que os cartolas mudam, a prática passa a ser legítima? (Sic)". 

Conforme Sena, "a autoria foi realizada por ordem judicial e era de interesse público. Obrigação de Rátis era divulgar pra todos e não dar privilégios. Por que Cárlos Rátis não convocou uma coletiva de imprensa pra divulgar os resultados da auditoria do Bahia, conforme prometeu?" (SIC)

Apoiado pela maioria dos colegas de profissão, Darino não esgotou as críticas e ressaltou a importância de se fazer um novo Bahia, com a transparência tão dita e esperada pela torcida. "Por que só tornou público em um jornal, em detrimento do "resto" da imprensa? eu ainda me recuso a pensar assim. por isso, tô alertando agora... as coisas tem que mudar de fato" (SIC), ressaltou. 

Nota originalmente postada às 12h do dia 12

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp