Esporte

Paulo Câmera assume a Secti

Imagem Paulo Câmera assume a Secti
Com a manobra o PT ganha outro deputado na Assembleia Legislativa  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/02/2011, às 17h53   Luiz Fernando Lima



Foto: Edson Ruiz // Bocão News

Na tarde desta quarta-feira (9), foi confirmada a informação de que deputado estadual Paulo Câmera (PDT) é o novo secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação (Secti). O presidente estadual da legenda, Alexandre Brust afirmou que o secretário de Relações Institucionais, César Lisboa, ligou para avisar a decisão do governador Jaques Wagner.

Brust explicou que o PDT apresentou ao governador Jaques Wagner uma lista tríplice com os indicados do partido. Nesta lista estavam os nomes do ex-secretário da pasta, Nestor Duarte,  do atual Feliciano Tavares Monteiro e o do parlamentar. “Nós indicamos, Wagner escolheu. Não havia uma prioridade ou uma hierarquia. Qualquer um poderia ter sido nomeado”, ressaltou o presidente da legenda.

Ainda segundo o presidente pedetista, Nestor Duarte será o chefe da nova Secretaria de Administração Prisional, que deve ser criada tão logo os trabalhos na Assembleia Legislativa sejam retomados.

A ida de Câmera para o Executivo abre espaço para que o ex-prefeito de Irecê, Joacy Dourado (PT), assuma uma cadeira no legislativo, inclusive esta foi uma das razões apontadas por fontes petistas para a definição.  Dourado, na verdade, foi o segundo suplente da Coligação Pra Frente Bahia, o primeiro, Carlos Brasileiro (PT), foi nomeado secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

No entanto, a manobra de Wagner para acomodar mais um petista na Assembleia pode ir por água abaixo. As últimas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram no sentido de que o critério da suplência obedece à lógica de que a vaga pertence ao partido e não à coligação.

Algumas liminares foram emitidas neste sentido na Câmara Federal, mas até o momento o mérito da questão não foi julgado. O primeiro suplente da legenda é Chico Franco.

Certo é que com a nomeação de Câmera, e a nomeação do ex-prefeito, o PT volta a ter 14 deputados na Casa. Com isso, o partido pode pleitear mais um lugar na Mesa Diretora. Atualmente, os petistas são representados apenas por J. Carlos, na primeira secretaria, a participação nas Comissões Temáticas também devem ser ampliadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp