Esporte

AGU defende permanência de Ednaldo Rodrigues no cargo de presidente da CBF

Joedson Alves/Agência Brasil
Ednaldo foi afastado do cargo, mas retornou após decisão do ministro do STF, Gilmar Mendes  |   Bnews - Divulgação Joedson Alves/Agência Brasil

Publicado em 08/03/2024, às 09h11   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A Advocacia Geral da União (AGU) defendeu no Supremo Tribunal Federal (STF) a permanência de Ednaldo Rodrigues na presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Nesta semana, o órgão fez uma petição protocolou uma petição na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), cuja relatoria é do ministro André Mendonça. A peça defende a anulação dos acórdãos que afastaram Ednaldo da presidência.

Um deles avaliou como ilegal o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público e a CBF sob o argumento de que o MP não teria legitimidade para tratar sobre o assunto. Outro destituiu a diretoria da confederação indicando um interventor e determinando novas eleições.

Assinada pelo pelo Advogado-Geral da União, José Messias; pela secretária-geral de contencioso, Isadora de Arruda; e pelo advogado da União Júlio Ribeiro, a petição critica a postura do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que apenas copiou os textos das decisões.

Para os assinantes, o TJRJ além de encerrar o processo sem julgar o mérito e ter anulado um ato extrajudicial que não era objetivo da ação, ignorou "posteriores alterações voluntárias no estatuto da CBF".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp