Esporte

Após Vini Jr sofrer racismo, La Liga aciona Justiça espanhola

@vinijr/Instagram
Vini Jr foi alvo de insultos racistas e objetos atirados pela torcida no último sábado  |   Bnews - Divulgação @vinijr/Instagram

Publicado em 03/01/2023, às 13h12   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

A LaLiga, responsável pelo organização do futebol na Espanha, acionou a Justiça do país após o jogador brasileiro, Vinicius Jr, sofrer ataques racistas. Em nota, foi informado que a instituição não irá poupar esforços para “erradicar qualquer tipo de violência, racismo ou xenofobia, dentro e fora dos estádios”.

“LaLiga incrementará os esforços que realiza de forma contínua para erradicar qualquer tipo de violência, racismo ou xenofobia, dentro e fora dos estádios. Para isso aumentará o número de oficiais de integridade presentes nos encontros com risco de produção de insultos racistas”. 

De acordo com a imprensa internacional, a primeira denúncia  foi feita no Tribunal de Instrução de Valladolid, pelo crime de ódio, onde a LaLiga solicitou que essa denuncia seja transferida para a Procuradoria de Crimes de Ódio.

Já a segunda, por insultos racistas, foi feita no Comitê de Competições da federação espanhola de futebol (RFEF) e na Comissão Estatal contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte.

Insultos sofridos

Aos 42 minutos da partida entre Valladolid e Real Madrid, o atacante Vinicius Jr passou a ser ofendido por torcedores do Valladolid, durante o trajeto percorrido até o banco de reservas. Enquanto uns agressores atiravam objetos, outros gritavam "negro de merda" e macacao, sons que imitam macacos também foram reproduzidos. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp