Esporte

Bamor denuncia agressão policial durante comemoração após triunfo contra o Atlético-MG; confira

Reprodução/Instagram @torcidabamornovaera
Bamor informou que crianças, mulheres e idosos sofreram agressões desnecessárias por parte da Polícia Militar  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @torcidabamornovaera
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 09/12/2023, às 15h35 - Atualizado em 10/12/2023, às 16h42


FacebookTwitterWhatsApp

O Esporte Clube Bahia conseguiu um feito heroico na Fonte Nova, na última quarta-feira (6), ao golear o Atlético-MG por 4 a 1 e conseguir se manter na Série A do Campeonato Brasileiro, graças também ao Fortaleza, que bateu o Santos por 2 a 1, rebaixando o Peixe.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Porém, nem tudo foi motivo de comemoração após o apito final. Mesmo com a festa, a Torcida Organizada Bamor Nova Era, maior organizada do Bahia, denunciou uma ação excessiva e agressiva por parte da Polícia Militar presente no estádio.

Através de uma nota de repúdio, publicada na conta oficial da Organizada, a Bamor cobrou explicações por parte do policiamento em relação a "ação desnecessária, truculenta e desproporcional realizada".

"Vídeos que circulam nas redes sociais, por si só, são claríssimos e demonstram o abuso de poder, agressividade e falta de preparo dos envolvidos, agredindo e tentando expulsar os torcedores do estádio", diz parte da nota.

A Bamor afirma que a comemoração era pacífica, não houve briga interna por parte da torcida e nem houve hostilidade entre torcidas de ambos os clubes.

A denúncia segue também para a área externa da Fonte Nova, onde houve também o uso de cavalaria, spray de pimenta contra crianças e idosos, além do uso de balas de borracha.

A Bamor se colocou a disposição da justiça para qualquer tipo de esclarecimento.

Confira os vídeos:

A equipe do BNews procurou a Polícia Militar para esclarecimentos. Em nota, a corporação afirmou que não recebeu nenhum tipo de denúncia e reforçou a disponibilidade dos canais de atendimento.

"De acordo com informações da Corregedoria, não houve, até o momento, registro de denúncia referente à partida da última quarta-feira (6)", diz parte da nota.

"A corporação disponibiliza os canais de comunicação institucionais para recepcionar as denúncias, a exemplo do 0800 284 0011 (telefone da Ouvidoria) e a Corregedoria da PM, localizada na Rua Amazonas, nº 13, Pituba", reforça a PM.

Na manhã deste domingo (10), o BNews recebeu um novo posicionamento da corporação. Segundo a PM, três integrantes de uma organizada foram presos, além da apreensão de sinalizadores, bombas caseiras e um soco-inglês.

"De acordo com informações de patrulhas da Bepe, durante a partida, ocorreram o uso de sinalizadores e foram ouvidas diversas explosões, sendo que, ao término do jogo, indivíduos que estavam no setor norte do estádio continuaram a efetuar detonações, inclusive no interior dos sanitários. A multidão foi dispersada na ocasião", relatou a PM.

"Três homens foram identificados e detidos, sendo encontrados com um deles drogas e uma bomba caseira. Os outros dois suspeitos já possuem histórico de envolvimento em atos de violência durante eventos futebolísticos, como o ataque ao ônibus do Bahia em fevereiro do ano passado, briga com torcedores rivais em São Caetano e o uso de artefatos explosivos. Durante a varredura no setor, um soco-inglês, bombas caseiras e sinalizadores também foram encontrados pelos policiais", explica a corporação.

A Polícia Militar ainda relatou que enfrentou problemas também na saída do setor norte. "Um grupo de indivíduos, orientado a se afastar do acesso para que todas as pessoas que ainda estavam no estádio saíssem em segurança, partiu para cima dos policiais, arremessando garrafas de vidro e bombas caseiras, sendo a multidão, mais uma vez, dispersada", finalizou.

Veja imagens das apreensões:

Apreensões Fonte Nova
Divulgação/PM-BA
Apreensão Fonte Nova
Divulgação/PM-BA
Apreensões Fonte Nova
Divulgação/PM-BA
Apreensão Fonte Nova
Divulgação/PM-BA

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp