Esporte

BNews Summer: Quer ficar com o “bumbum na nuca”? Saiba onde está errando e qual a receita para ter bons resultados

Foto: Arquivo pessoal
Nas redes sociais, as fotos de quem consegue ter um bumbum rígido e saliente viram alvo de ostentação  |   Bnews - Divulgação Foto: Arquivo pessoal

Publicado em 06/03/2023, às 06h00   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

“Bumbum na nuca". A expressão popular que caracteriza glúteos empinados, livres de flacidez ou celulite é o sonho da maioria das mulheres. Atualmente, o desejo também tem se tornado muito comum entre os homens.


Nas redes sociais, as fotos de quem consegue ter um bumbum rígido e saliente viram alvo de ostentação. Mas a pergunta que não quer calar é: dá para conquistá-lo com atividades físicas e dietas equilibradas?

O BNews Summer conversou com um educador físico e nutricionista que descreveu práticas fundamentais para alcançar o desejo de grande parte das pessoas que se dedicam às atividades físicas, em especial, a musculação.

Esse sempre foi o desejo de 90% das mulheres. Quem garante é o educador físico e nutricionista, Bruno França, nutricionista e profissional de educação física da Alpha Fitness. Com pós-graduações em treino personalizado voltado à saúde, musculação, nutrição funcional e nutrição esportiva, ele assegura que a busca por atividades focadas na região glútea aumenta ainda mais no período da alta estação. “Sim, no verão tudo se intensifica. As praias ficam cheias, os ensaios começam e temos o Carnaval. Com isso, a busca pela sua melhor versão, se inicia, sem dúvida alguma”, diz ele.

Arquivo pessoal
Caption



De cordo com o profissional, existem os exercícios multiarticulares que trabalham de forma bacana os glúteos, mesmo não tendo ele como o seu alvo primordial. Na lista dos exercícios estão levantamento terra, agachamentos e suas variações, leg press, além dos específicos, como as extensões de quadril em aparelhos ou caneleiras, elevação pélvica, que hoje em dia é um aparelho “super novo”, que também pode ser feito com peso solto.

Arquivo Pessoal
Caption



Ele faz questão de destacar que o corpo funciona em um mecanismo global, ou seja, não terá nenhum alimento que fará o bumbum empinar da noite para o dia. “Porém se trabalhada às necessidades de cada um teremos ótimos resultados com o consumo de boas fontes proteicas, excelentes carboidratos e boas gorduras, evitando os alimentos ultra processados, excesso de açúcares e álcool, caprichando no consumo de água e fibras. Aí sim, com o treino adequado, você terá todo o alicerce para ter o tão sonhado “bumbum na nuca”, garante o profissional.

Boa alimentação, treino e descanso. Segundo o educador físico, esse o tripé do sucesso. “Fala-se muito das ações estéticas, tipo massagens modeladoras e afins. O pouco que sei do assunto, mostra que pode ajudar também, mas não haverá efetividade alguma se não seguir adotar práticas que envolvam dieta, atividade e repouso”, frisa.

A técnica de enfermagem e estudante de Educação Física, Luiza Queiroz, 35 anos, treina de forma disciplinada há sete anos. Segundo ela, o principal motivador para os exercícios focados no bumbum é a genética desfavorável da família. “Não temos o volume e eu sempre me incomodei quando me olhava no espelho e via que ele era caído. Cuidar dessa parte é meu principal objetivo, mas procuro sempre deixar o corpo harmônico”, diz.

Arquivo Pessoal
Caption

Sobre a alimentação, afirma seguir com rigor a dieta passada pelo nutricionista. “Meu metabolismo é acelerado e eu perco peso fácil demais. As pessoas acham que perder peso é difícil, mas no meu caso a dificuldade é aumentar o peso na balança de forma limpa, ou seja, com ganho de massa magra”, diz ela, afirmando que a dedicação a região glútea lhe rende muitos elogios. “As pessoas reparam bastante”, diz ela sorrindo.

Homens com “bumbum na nuca” – O que é o desejo da maioria das mulheres tem também se tornado o sonho de muitos homens. O educador físico e nutricionista, Bruno França, garante que atualmente, cada vez mais, os homens têm procurado avantajar os seus glúteos para alcançar aquele resultado do “bumbum na nuca”. “Por muito tempo e por preconceito, os homens negligenciavam essa região do corpo. Não que tenha se tornado foco dos homens, mas já se observa a adesão do público masculino nos exercícios de membros inferiores e em particular o glúteo. Principalmente para a galera que corre, pedala, joga bola, essa região é de extrema importância”, assinala França.

O treino com foco no bumbum tem sido o direcionamento principal da musculação praticada pelo vencedor Lucas Amaral, 23 anos. “Rato de academia”, expressão usada para que malha assiduamente, ele diz que há quatro anos tem se dedicado a exercitar a região glútea. “Eu gosto do bumbum empinadinho e durinho. Gosto de me sentir bem quando coloco uma sunga ou vista uma calça mais apertada. Que mal há nisso?”, diz ele, acrescentando que tem um também um cuidado especial com a alimentação.

Alimentação e descanso - A alimentação sempre terá papel fundamental em tudo que envolve saúde e estética. “Negligenciar a alimentação, é buscar um agulho no palheiro sem iluminação”, brinca o educador físico e nutricionista. Quando ao assunto é a periodicidade dos exercícios, o profissional esclarece que depende do volume de treino prescrito pelo profissional “Cada caso é um caso. Mas em linhas gerais, o estímulo dado na musculatura através do treino resistido, e a musculação é um dos melhores exemplos disso, é ideal que haja descanso”, destaca

O descanso é necessário. França assinala que de 48 a 72 horas, em média, é o tempo adequado para que haja a supercompensação. Ele explica que quanto maior a qualidade na boa alimentação e descanso, maior o nível de supercompensação. “Assim conseguimos um crescimento muscular eficaz. Portanto, se não tivermos uma rotina alimentar adequada ou um bom descanso, a supercompensação não terá o efeito desejado”, explica.

Resultados – Segundo o profissional, os benefícios do treino já podem ser percebidos nas primeiras semanas. “Sua disposição vai melhorar instantaneamente, além de ter concentração nas atividades diárias e dormir bem melhor. No quesito estético, isso dependerá de alguns fatores, como a constância no treino, a alimentação, o descanso. Ou seja, a cronicidade dos bons hábitos”, recomenda o educador físico e nutricionista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp