Esporte

Ceni comemora triunfo sobre o Vitória e rasga elogios à torcida do Bahia: "Nosso combustível"

Letícia Martins/EC Bahia
Bahia venceu o clássico de virada e se classificou de forma antecipada na Copa do Nordeste  |   Bnews - Divulgação Letícia Martins/EC Bahia
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 21/03/2024, às 06h54 - Atualizado às 07h01


FacebookTwitterWhatsApp

Em mais uma virada na temporada, o Bahia bateu o Vitória, por 2 a 1, na noite da quarta-feira (20), pela Copa do Nordeste. Com mais de 48 mil pessoas na Fonte Nova, os gols do Esquadrão de Aço foram marcados por Jean Lucas e Kanu. 

Após a partida, o técnico Rogério Ceni concedeu entrevista coletiva e comemorou o bom momento da equipe, invicta há 9 jogos. O comandante aproveitou ainda para elogiar a festa da torcida tricolor.

“Fico feliz de estar sempre vencendo aqui. O incentivo do torcedor é um combustível. Vejo uma excelente campanha dentro de casa. Não são competições iguais ao Brasileiro, mas é importante estar vencendo. São 14 jogos que a gente sai vencedor. Acostumar a vencer é um marco importante. Essa imposição é ajudada pela presença do nosso torcedor”, disse.

De acordo com Ceni, o pior momento do Bahia em campo foi quando ficou com um a mais, depois da expulsão de Matheus Gonçalves. do Vitória.

“Minha opinião é que o Bahia só perdeu o controle do jogo quando cansou no final. Mesmo em 11 contra 10 a gente deixou a desejar nesse sentido. Nós, até no último jogo também, tivemos mais a posse. Nós tivemos situações difíceis essa semana. O Cauly não treinou, Everton treinou 10 minutos ontem. Trouxe apreensão até para nós. Agradecer o esforço que eles tiveram, até bastante debilitados”, comentou.

Ceni também viu infelicidade de Rezende no gol sofrido pelo Bahia, aos oito minutos de jogo.

"Eu vou ser sincero: foi uma fatalidade, bola longa e completamente controlada. Nesse tempo que o Rezende escorrega, ele perde a bola. Sei que é ruim. Aí é o imponderável. Temos que estar sempre ligados. Vai chegar um dia que a gente vai remar e não vai conseguir virar", afirmou.

Com o resultado, o Esquadrão de Aço foi aos 15 pontos no Grupo B e se classificou com duas rodadas de antecedência às quartas de final da Copa do Nordeste.

Confira outros trechos da entrevista:

Ajustes na parada técnica
- O gol foi em uma infelicidade do Rezende, que domina e escorrega. O Alerrandro acerta chute fantástico. Eu acho que nós tivemos dificuldade de penetrar na defesa adversária. Não conseguimos finalizar, chegar no gol. O Rezende melhorou posicionamento depois da parada técnica, o Cuesta conduziu mais a bola. Cedemos contra-ataques, o que é padrão para um time que controla mais o jogo dentro de casa.

Vai poupar pelo Nordestão?
"Dentro da nossa chave, o primeiro lugar está garantido. De maneira geral vamos precisar de mais três pontos. Mas precisamos vencer o jogo no domingo. Se vencermos, pensamos nas finais [do Campeonato Baiano] antes do jogo contra o Botafogo-PB."

Dificuldade em matar jogo
"Acho que sempre na última parte o time cansa um pouco. Esses jogadores que têm a função de pensar estavam debilitados hoje. Nós precisamos estar bem por mais tempo durante o jogo para ter o controle. Ainda que colocamos o Ademir, abrimos o Juba, mas Thaciano cansado, Everton cansado, Cauly cansado. Quando eu ia colocar o Oscar, dois caíram. A gente precisa encontrar maneiras de evoluir na última parte do jogo."

Comparação dos últimos dois Ba-Vis
"Nós estávamos mais descansados e precisávamos vencer aquele jogo. Aquele dia saem Caio Alexandre e Everton. Hoje deveriam sair também. Mas eu acho que o que teve diferente foi o resultado. Jogamos melhor hoje, tivemos mais controle. Tivemos 48 mil pessoas aqui empurrando. O resultado final interfere muito. Jogamos o mesmo jogo e o Vitória também. Enquanto tivemos perna, conseguimos. Nós tentamos controlar bem o jogo."

Queda no nível físico
"É muita viagem, muito jogo. Independente de jogar ou não, o estresse mental. Ainda não tivemos dois dias para esquecer de futebol. É difícil manter todo mundo ligado. Estávamos com 20 jogadores para trabalhar. É um elenco pequeno. E dentro desses são muitos garotos. O setor que mais contratamos e que mais sofremos em reposições é o meio-campo. E a infelicidade de ter um lateral na Seleção e outro lesionado. Temos que aprender a jogar 90 a 90 com jogadores repetidos."

Arbitragem
- Vários erros contra nós. O rapaz deu uma cabeçada no Cuesta. Vamos ter as finais do estadual. Acho importante que as finais sejam apitadas pelos árbitros de fora. Em 2018, se eu não me engano, foi arbitragem de fora. Já que todo mundo achou que foi ruim a arbitragem, vamos trazer de fora. É importante para que tenha isenção.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp