Esporte

Conheça o deputado espanhol que apoia Vinicius Junior e também é vítima de racismo

Reprodução/Youtube/PorCausa
O deputado espanhol que foi eleito pela 1ª vez em 2021, possui trajetória marcada por uma batalha contra a extrema-direita deste antes de entrar na Casa  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube/PorCausa
Bruno Guena

por Bruno Guena

[email protected]

Publicado em 25/05/2023, às 07h20


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado espanhol Serign Mbayé, de 48 anos, é um dos protagonistas no combate ao racismo dentro da Assembleia de Madrid (Espanha). O parlamentar, eleito pela 1ª vez em 2021, possui trajetória marcada por uma batalha contra a extrema-direita deste antes de entrar na Casa.

Mbayé também é vítima de racismo na Espanha. Depois do caso de racismo contra Vinicius Júnior, o parlamentar anunciou que pretende apresentar "em breve" seu projeto de lei antirracista.

"O que aconteceu ontem com Vinicius em Valencia é uma vergonha. Eto'o, Alves, Iñaki Wiliams também já sofreram. E sofremos muitos outros, em muitos espaços. É necessário acabar com essa praga e o primeiro passo é reconhecê-la. Combater o racismo é um imperativo", disse Serigne.

Na mira do VOX

O principal inimigo de Mbayé na luta contra o racismo é a extrema-direita, liderada pelo VOX na Espanha. O partido conhecido por suas políticas contra a imigração e o Islã, propondo "tornar a Espanha grande de novo" - slogan que faz alusão ao adotado por Donald Trump em 2016.

O contestado presidente da La Liga, Javier Tebas, é um dos apoiadores do VOX. Durante entrevista ao jornal esportivo "Marca", ele disse que estava feliz pela votação significativa do partido nas eleições de 2019.

Tentativa de extradição de Mbayé

VOX tentou expulsar Mbayé ao saber da candidatura do político, nascido no Senegal. Um cenário impossível já que ele renegou à cidadania do país africano para assumir a espanhola, há mais de 10 anos.

Mbayé se casou com uma espanhola e conseguiu os documentos para morar legalmente na Espanha. Em seguida tornou-se um cidadão oficial do país.

História de Mbayé

Antes de se mudar para o país europeu, Mbayé morava em Kayar, no Senegal. Em sua juventude trabalhou como pescador, profissão que herdou do avô. Diante da difícil realidade, em 2006, o senegalês subiu em um barco, acompahado de outras 93 pessoas e atravessou as águas que o separavam da Europa.

Em entrevista ao "El País", da Espanha, Mbayé disse que "queria mudar de vida", descrevendo a trajetória como "dura, difícil e perigosa". Ao ser questionado se não tem medo de entrar na política, o deputado afirmou que "o medo ficou no oceano".

Mbayé ficou cinco dias em um posto de imigração em Santa Cruz de Tenerife. Em seguida, foi transportado para um abrigo em Coruña, onde ficou uma semana antes de ir até Madrid. Lá, trabalhou como vendedor ambulante, foi cuidador de idosos, pedreiro e agricultor.

Sua trajetória política começou em 2015, quando entrou para o sindicato dos ambulantes. Três anos depois, foi eleito como porta-voz do sindicato ao denunciar a precariedade das condições dos ambulantes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp