Esporte

Copa do Mundo: Especialista cita tratamentos que podem acelerar recuperação de jogadores

Divulgação/FIFA
A 22ª edição da Copa do Mundo, realizado no Catar, já soma pelo menos um time titular de atletas machucados  |   Bnews - Divulgação Divulgação/FIFA
Cadastrado por Pedro Moraes

por Cadastrado por Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 24/11/2022, às 05h50


FacebookTwitterWhatsApp

O maior objetivo de um jogador de futebol profissional é, além de conquistar o prêmio de melhor atleta da temporada, ser convocado para disputar uma Copa do Mundo. Porém, nem todos conseguem encerrar a carreira com uma dessas metas alcançadas. Tem aqueles que alcançam uma ou outra, como também tem outros que ficam no “quase”, por vários motivos, e um deles é o de lesão. 

Somente em quatro dias da 22ª edição, que aconteceu no Catar, pelo menos 11 jogadores se machucaram. Isso sem contar com os que sequer foram chamados pelos técnicos de suas seleções, pois já haviam diagnosticado lesões antes mesmo do começo do Mundial. 

Principal prejudicada nesse quesito, a França viu seu lateral-esquerdo Lucas Hernández deixar o gramado na estreia do time com uma ruptura no ligamento do joelho. Por causa disso, ele ficará ausente do restante do torneio que pode representar o bicampeonato dos Azuis. 

Atuante na área da medicina, Dr. Gilvan Landim explica que o tratamento para algumas lesões precisa ser estabelecido conforme o grau delas. Contudo, existem algumas técnicas da medicina intervencionista que podem acelerar o processo de cicatrização e regeneração dos tecidos.

Algumas delas são as infiltrações de ácido hialurônico, infiltrações de plasma rico em plaquetas e o famoso PRP (Plasma Rico em Plaquetas).

“Esses são os principais procedimentos da medicina regenerativa, além dos procedimentos não invasivos como: laserterapia, campo magnético, tudo isso acelera o processo de regeneração tecidual, fazendo com que os pacientes possam retornar mais precocemente às suas atividades”, explica o ortopedista especializado em Ombro e Cotovelo.

Franceses tinham chance?

Benzema (Real Madrid), Nkunku (RB Leipzig), Kimpembe (Paris Saint-Germain), Pogba (Juventus), Kanté (Chelsea), Maignan (Milan), Kamara (Aston Villa). A lista de desfalques da atual campeã tem inúmeros nomes de expressão, e olhe que esses sequer chegaram a entrar em campo.

De modo geral, torcedores de seleções, sobretudo aqueles que não torcem para o time em que tal jogador atua, pensam que algumas lesões podem ser evitadas com a ausência da escalação do atleta no período pré-Copa do Mundo. 

Na visão de Landim, o ideal seria evitar que aqueles que possuem “propensão a ter” lesão fossem escalados antes de competições importantes. 

“Com a modernidade dos exames, a gente já consegue identificar pacientes que estão com propensão a ter esse tipo de lesão. Mas esses atletas que estão na seleção, geralmente, são fundamentais para os clubes que atuam, então é muito difícil esses jogadores serem poupados das atividades. Seria ideal, mas infelizmente não é o que acontece”, explica. 

Confira a lista de alguns jogadores machucados durante o Mundial

  1. Alireza Beiranvand (Goleiro do Irã) - suspeita de concussão cerebral;
  2. Harry Maguire (Zagueiro da Inglaterra) - suspeita de lesão na cabeça;
  3. Fodé Ballo-Touré (Lateral-esquerdo de Senegal) - suspeita de problemas físicos;
  4. Weston McKennie (meio-campista dos Estados Unidos) - suspeita de lesão na coxa;
  5. Romelu Lukaku (atacante da Bélgica) - lesão na coxa;
  6. Yasir Al-Shahrani (lateral da Arábia Saudita) - lesão na face; 
  7. Lucas Hernández (Lateral-esquerdo da França) - lesão no ligamento do joelho;
  8. Thomas Delaney (meio-campista da Dinamarca) - suspeita de lesão no joelho.

Confira a lista de alguns atletas lesionados antes do Mundial

  1. Reece James (lateral-direito da Inglaterra) - lesão ligamentar no joelho;
  2. Diogo Jota (atacante de Portugal) - lesão muscular na panturrilha;
  3. Nicolás González (atacante da Argentina) - lesão muscular ;
  4. Joaquin Correa (atacante da Argentina) - lesão muscular no joelho esquerdo;
  5. Philippe Coutinho (meio-campista do Brasil) - lesão muscular na coxa esquerda.
  6. Sadio Mané (atacante de Senegal) - lesão na fíbula da perna direita.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp