Esporte

Roger Machado confirma Bahia com três volantes para duelo contra o São Paulo

[Roger Machado confirma Bahia com três volantes para duelo contra o São Paulo]
17 de Maio de 2019 às 20:49 Por: Felipe Oliveira / ECBahia Por: Redação Galáticos Online0comentários

O técnico Roger Machado concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira (17), na sala de imprensa do Fazendão e confirmou a forma que o Bahia entrará em campo para enfrentar o São Paulo, neste domingo (19), às 11h, no Morumbi, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.

De acordo com o treinador do Esquadrão, o time tricolor entrará em campo com três volantes (Gregore, Elton e Douglas Augusto), mas ele explicou a diferença entre jogar com jogadores de determinada posição e a função que ele executa no momento da partida.

"A gente precisa diferenciar o que é posição, característica e função. É fundamental ter isso na cabeça. Quando se propõe abrir três jogadores com forte capacidade de receber e recuperar a bola no meio-campo, é para tentar ter controle de meio-campo maior. Nos jogos fora de casa não conseguimos ter. Para ter ideia em números, nosso controle de meio é 140%, 150%. Isso significa que se dividir o campo em três zonas, cada bola que perco nessa zona, recupero uma bola e meia. Nos jogos fora de casa temos controle inferior a isso. Contra o Botafogo, quando sofremos os três gols, a gente perdeu mais bola do que recuperou na região. Contra o Atlhetico foi menos de 100%. Não dominamos aquela zona. Quando se coloca jogadores com capacidade de recupera a bola nesse setor, é para ter maior controle. Mas precisamos saber que temos três volantes com capacidade de jogo, bom passe, e dois jogadores abertos pelo lado que expõe o time adversário a velocidade nas suas costas. Não é mudança de sistema. Com Eric Ramires jogamos com essa função por dentro contra o Athletico. Diante dessa necessidade de ter maior controle, testo essa opção", explicou o técnico Roger Machado, que especificou o esquema que gosta de usar.

"Gosto de usar o 4-3-3. Ter três jogadores de meio, um deles que cubra linha, que faça parte dos dois jogadores de meio fazendo um tripé e permita ter entrada no campo adversário com mais jogadores. Prefiro o 4-3-3 ao 4-1-4-1. Para mim é o que se assemelha ao que faremos em campo", destacou.

O Bahia tenta vencer fora de casa neste Campeonato Brasileiro pela primeira vez, já que ele perdeu para o Athletico Paranaense e também para o Botafogo. Depois de enfrentar o São Paulo pelo Brasileirão, o Esquadrão volta a jogar contra o tricolor paulista, no Morumbi, desta vez pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas