Esporte

Bahia pode garantir vaga na Libertadores se vencer todas em casa e ao menos duas fora

Divulgação / EC Bahia
Vencendo 14 partidas, o Tricolor soma 62 pontos e estaria praticamente garantido na competição   |   Bnews - Divulgação Divulgação / EC Bahia

Publicado em 16/08/2019, às 09h25   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

A realidade dos times baianos no Campeonato Brasileiro é completamente diferente. Enquanto o Vitória ocupa a zona de rebaixamento da série B e tenta não perder as esperanças do retorno à elite, o Bahia faz uma campanha razoável na primeira divisão e pode até sonhar com uma vaga na Libertadores em 2020.

Atualmente com 20 pontos, o Tricolor está no meio da tabela, na 10ª colocação, com quatro derrotas, cinco empates e cinco triunfos. Mas, para alcançar tal objetivo, o Esquadrão tem que praticamente triplicar o número de resultados positivos do já conquistado até agora.

Com base nos últimos três anos, com 62 pontos, o Bahia estaria praticamente garantido na competição continental. Em 2016, o Atlético-PR conseguiu a última vaga pela classificação do Brasileirão com 57 pontos. No ano seguinte, o Flamengo garantiu com 56 pontos e já no ano passado, com 59 pontos conquistados, o Atlético-MG carimbou o passaporte.

No entanto, para isso, é necessário o Bahia vencer 14 jogos dos 24 restantes, sendo 12 em casa e 12 fora. Ou seja, conquistando todos os pontos nos jogos em Salvador, o Tricolor precisaria apenas de dois triunfos longe de casa para entrar de vez na briga pela vaga.

O próximo duelo em busca de tornar o sonho ainda mais real será em casa, quando recebe o Goiás na Arena Fonte Nova, no domingo (18). Porém, o grande desafio tricolor é as partidas longe de Salvador, onde ainda não conquistou nenhum triunfo. A próxima oportunidade será no dia 24, no estádio Independência, em Belo Horizonte, contra o Atlético-MG, às 11h.

Risco de rebaixamento é distante
Agora, enquanto existem os torcedores mais otimistas, também tem aqueles que prefere pelo menos garantir a permanência na primeira divisão e não correr risco de rebaixamento. Mas, comparando também aos últimos três anos, essa tarefa para o Tricolor é muito mais fácil do que alcançar as primeiras colocações na tabela.

Isso porque para permanecer na série A, o Esquadrão precisa de vencer apenas oito jogos dos 24 que ainda restam na competição. Com isso, o Bahia somaria 44 pontos ganhos, pontuação superior as dos três últimos rebaixados na 17ª colocação.

2016 - Internacional caiu com 43 pontos
2017 - Coritiba caiu com 43 pontos
2018 - América-MG caiu com 40 pontos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp