Esporte

Bahia e Bragantino voltam a duelar na série A após 23 anos; Tricolor nunca perdeu em casa

Ilustrativa
Desde 1997, as equipes só se enfrentaram pela segunda e terceira divisão, e histórico geral favorece os paulistas   |   Bnews - Divulgação Ilustrativa

Publicado em 15/08/2020, às 14h23   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

O duelo entre Bahia e Bragantino, que acontece neste domingo (16), a partir das 16h, no estádio de Pituaçu, pela 3ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, é um que pode ser chamado de "embate de todas as divisões". Os times são daqueles que já se enfrentaram em diferentes séries da competição, até mesmo na terceira divisão.

Agora, 23 anos depois, voltam a duelar pela elite do futebol brasileiro, acesso conquistado pela equipe do interior paulista após parceria com a Red Bull. Segundo dados do site O Gol, o último jogo entre baianos e paulistas na primeira divisão foi em julho de 1997, quando o Braga derrotou o Tricolor por 3 a 1.

A partir dali, foi criado um tabu que durou 19 anos. Isso porque depois do resultado positivo em novembro de 1996, o Bahia só conseguiu derrotar o Bragantino novamente em setembro de 2015, no jogo de volta da série B, quando venceu por 3 a 2, dentro de casa. Foram 11 partidas, com cinco vitórias do Bragantino e seis empates.

Depois daí, outros dois jogos foram realizados entre os times, novamente pela segunda divisão, em 2016, com cada um fazendo o seu papel de mandante. No jogo de ida, o Alvinegro venceu por 1 a 0 em casa, e na partida de volta, o Tricolor saiu vitorioso com placar de 3 a 2, jogando em seus domínios. Esses duelos, inclusive, foram os últimos até aqui.

Mas, se for levar em consideração o histórico de embates, o Bragantino tem breve vantagem. Ao todo, desde 1990, foram 23 partidas, sendo sete vitórias do time paulista, 11 empates e cinco triunfos do Esquadrão. Vale destacar, como citado acima, que a última vez que se enfrentaram, os três pontos ficaram com o Tricolor.

Por outro lado, o Bahia nunca perdeu dentro de casa neste confronto. Em dez jogos, foram cinco triunfos e cinco empates. O fato curioso é que o Bragantino também nunca perdeu em seus domínios. Em São Paulo, se enfrentaram 13 vezes, sendo sete vitórias do Alvinegro e seis empates.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp