Esporte

Confusão à vista no BaVi inaugural da Arena Fonte Nova

Imagem Confusão à vista no BaVi inaugural da Arena Fonte Nova
Localização e acesso das torcidas pode gerar caos no novo estádio  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/03/2013, às 08h08   Leonardo Santana (Twitter: @leosouzasantana)


FacebookTwitterWhatsApp

A data de inauguração da Arena Fonte Nova se aproxima cada vez mais. O dia 07 de abril será um marco para o esporte baiano. A volta do mais tradicional equipamento esportivo do estado será coroado com um grande clássico BaVi, que promete parar toda a cidade. Entretanto, mudanças na localização e no acesso das torcidas podem gerar um grande caos e confusão no estádio.

Tradicionalmente, em clássicos disputados na antiga Fonte Nova, a torcida do Bahia e sua principal organizada, a Bamor, localizava-se dentro do estádio no lado oposto as cabines de imprensa (Setor Leste). O acesso dos tricolores era feito pela região do Dique do Tororó. Enquanto isso, a torcida do Vitória e a principal organizada, Os Imbatíveis, ficavam posicionados atrás do gol (Setor Norte), tendo acesso pela Ladeira Fonte das Pedras. Sem o encontro das torcidas, as confusões eram amenizadas.

Entretanto, o presidente da Arena Fonte Nova Participações, Frank Alcântara, declarou na semana passada, em resposta a um questionamento do Bocão News, que a localização das torcidas dentro do novo estádio irá mudar. “Tivemos uma reunião com as duas principais torcidas organizadas do Bahia e do Vitória e eles escolheram ficar atrás do gol (Setor Norte). Sendo assim, quem for o mandante da partida ficará no local”, disse.

Portanto, no jogo inaugural, o primeiro BaVi, como o Bahia será o mandante da partida, a torcida tricolor irá ficar localizada no fundo gol (Setor Norte) e sendo assim, deverá ter acesso pelo mesmo setor, na Ladeira Fonte das Pedras. A torcida rubro negra ficará no lado oposto as cabines de imprensa (Setor Leste) e provavelmente terá o acesso pelo Dique do Tororó. No segundo clássico BaVi, realizado no dia 28 de abril, quando o Vitória será o mandante, o esquema de localização e acesso se inverte.

O fato é que esta nova localização e acesso pode gerar uma grande confusão. A principal torcida organizada do Vitória, Os Imbatíveis, tem sua sede e concentração localizada na Mouraria, no bairro de Nazaré. Caso a torcida do Vitória faça o acesso pelo Dique, terá que atravessar toda a Ladeira da Fonte das Pedras, onde a torcida do Bahia estará presente, juntamente com a organizada Bamor. Possivelmente haverá um encontro entre os torcedores, o que pode gerar um confronto e briga generalizada no entorno do estádio.

Confira as imagens de como era a localização das torcidas na antiga Fonte Nova e como será no BaVi inaugural do novo estádio:


Posicionamento das torcidas organizadas (Bamor e TUI)

Torcida Organizada Bamor

“Ainda não foi batido o martelo, mas a princípio vamos ficar atrás do gol. Como a torcida é mais povão, preferimos ficar ali, porque o preço vai ser mais acessível. Vamos ter reuniões até pouco antes do BaVi, mas existe 95% de chances de ficarmos atrás do gol mesmo”, declarou Cristóvão Contreiras, representante da Bamor.

“Estamos preparando uma festa bonita. Vamos ver o que vai ser permitido, o que pode ser levado para o estádio. Pode ter certeza que faremos uma festa muito bonita”, completou.

Torcida Organizada Os Imbatíveis

“Sempre ficamos no fundo do gol, só não ficamos quando não há possibilidade. Ainda não teve a reunião pra decidir os detalhes, porque além de mudar o local vai ter que mudar o acesso”, disse o presidente da Torcida Organizada Os Imbatíveis (TUI), Gabriel.

“Estamos bastante motivados pela volta da Fonte Nova, um estádio tradicional, onde tivemos muitas alegrias. Vamos organizar uma festa digna das tradições da Fonte”, enfatizou.


Ingressos

De acordo com o setor de comunicação do consórcio da Arena Fonte Nova, os ingressos deverão estar a venda duas semanas antes do clássico. “Os valores serão definidos ainda e serão confirmados no lançamento das vendas”, disse.

O preço das entradas irão variar de acordo com o setor desejado. O valor da arquibancada será em torno de 30 a 50 reais a depender do local. Anéis inferiores e laterais custarão mais caros, além dos locais “premium” e camarotes que terão preços diferenciados.


Confira um mapa de acessos da nova Arena Fonte Nova:


Foto: Divulgação // Fonte Nova Participações (FNP)
         Roberto Viana // Bocão News

Nota originalmente publicada às 15h05 do dia 11/03

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp