Esporte

Felipe Massa atende pedido e estende prazo de resposta à carta enviada para FIA e FOM

Divulgação / FE
Brasileiro aguarda retorno das entidades para documento que formaliza proposta de ação judicial pelo título da temporada 2008  |   Bnews - Divulgação Divulgação / FE
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 14/10/2023, às 13h30 - Atualizado às 13h36


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 (F1), Felipe Massa, segue buscando o reconhecimento do título da F1 de 2008. Após enviar uma carta para a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e para a Formula One Managment (FOM), Massa aceitou um novo pedido dos órgãos. Tanto a FIA quanto a FOM pediram uma nova prorrogação do prazo que lhes foi imposto para responder, extrajudicialmente, sobre o pleito do ex-piloto brasileiro. Agora, de 12 de outubro, a data limite para o retorno passou a ser 15 de novembro.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com Bernardo Viana, advogado de Felipe Massa, as organizadoras da F1 estão finalizando uma investigação interna. Só depois disso poderão dar uma resposta para a carta do brasileiro.

A FIA e a FOM estão concluindo uma investigação interna e solicitaram uma última prorrogação para o prazo que haviam pedido, de 12 de outubro para 15 de novembro. Concordamos com este período final, pois se a nova administração estiver de fato examinando o assunto de boa-fé, certamente chegará à mesma conclusão a que chegamos juntamente com muitas pessoas ao redor do mundo. Gostaríamos de saber qual é a posição da nova liderança da Fórmula 1 em relação ao escândalo recentemente revelado e à injustiça enfrentada por Felipe Massa", afirmou Viana.

O prazo original da carta era 8 de setembro, mas foi adiada para o último dia 12 a pedido das entidades por causa das férias de verão da categoria. Vale lembrar que essa carta é uma exigência da justiça no Reino Unido que antecipa ações judiciais. Nela, a equipe jurídica de Felipe expõe a situação e defende que o ex-piloto da categoria foi prejudicado com o Singapuragate no âmbito esportivo, moral e financeiro.

Relembre o caso

Singapuragate foi o nome dado ao escândalo da batida proposital de Nelson Piquet Jr no GP de Singapura de 2008. Na ocasião, Felipe Massa liderava a prova e, após a entrada do safety car na pista, ele acabou perdendo 12 posições. Isso porque o ex-piloto brasileiro entrou no pit lene para fazer um pit stop com o carro da Ferrari e acabou ficando com a mangueira de reabastecimento presa ao seu carro.

Como resultado, ao final da temporada, o brasileiro até ganhou a corrida no Brasil e vibrou com o seu primeiro título mundial, mas a festa durou poucas curvas. O inglês Lewis Hamilton acabou fazendo uma ultrapassgem, ganhou uma posição, e acabou conquistando o título por apenas um ponto de diferença. Esse resultado está sendo questionado Massa por causa das declarações do ex-chefão da F1, Bernie Ecclestone. Recentemente, Ecclestone revelou já ter tido conhecimento do caso ainda em 2008, quando ainda era possível contestar o título.

Assista ao Arena BNews da última segunda-feira (9):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp